Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma das cirurgias mais procuradas do país, e não é à toa. Poder exibir a famosa barriga “tanquinho” é o sonho de muitos. E como nem sempre os resultados vêm com a combinação de dieta e atividades físicas, a cirurgia plástica tem se tornado uma grande aliada.

Com o avanço da medicina, conseguimos oferecer aos pacientes um procedimento cada vez mais seguro, onde os resultados ficam excelentes. Quando recebo pacientes em meu consultório interessados em retirar o excesso de gordura na barriga, geralmente perguntam os resultados, o pós-operatório e a respeito do preço de lipoaspiração.

Por isso, meu objetivo é tentar esclarecer algumas informações e também contar um pouco da minha experiência de anos atuando como cirurgião plástico.

Não fique mais com dúvidas, faça sua pergunta e o Dr. Daniel irá responder. É grátis!

As diferenças entre os tipos de lipoaspiração

Muitas pacientes me perguntam sobre a diferença entre lipoaspiração, lipolight e hidrolipo. Na realidade, isso são variações do nome da da cirurgia de lipoaspiração, onde injetamos soro fisiológico e adrenalina para que a gordura saia com menos sangramento e de uma maneira mais fácil.

Alguns utilizam esses nomes e variações mais por uma questão comercial e de divulgação, mas o que importa de verdade é realizar a Cirurgia Plástica em ambientes adequados, escolhendo um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso irá proporcionar a você muito mais segurança no procedimento, além de um resultado satisfatório.

Preço de lipoaspiração e para quem ela é indicada?

Qualquer pessoa que deseja acabar de vez com a gordura localizada, e que dispõe de boa saúde, pode realizar a cirurgia de lipoaspiração. O interessante dessa cirurgia plástica é a possibilidade de retirar gorduras não somente da barriga, mas também de outras partes do corpo, como quadril, glúteos, coxas e braços.

Inclusive, algumas pacientes comentam: ah, doutor, eu queria tanto ter um bumbum maior, existe alguma possibilidade? Sim, existe através do procedimento de enxertia, onde retiramos a gordura sob condições asséptias, para colocar em outras, sendo os glúteos a área mais comum.

Também e muito comum a cirurgia de lipoescultura, onde é reutiliza a gordura retirada com a lipoaspiração injetando-a em outras regiões, para remodelar o corpo, preenchendo algumas áreas e deixando-o ainda mais harmonioso.

A lipoaspiração é um procedimento que pode ser associado a outras cirurgias plásticas, como fazer em conjunto à prótese de silicone e lipoestura, por exemplo. Porém, essa questão precisa ser discutida com o cirurgião a respeito dos riscos de certas associações, para que tudo ocorra de maneira segura.

É fundamental que cada paciente seja avaliado individualmente em consulta tanto para esclarecer outras questões a respeito cirurgia, como também em relação ao preço de lipoaspiração.

Mas ressalto que isso não deve ser motivo de preocupação neste primeiro momento. O ideal é marcar uma consulta com um bom cirurgião plástico que seja habilitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Fiquei muito feliz com o resultado da minha cirurgia. O Dr. Daniel conversou muito comigo antes, explicando cada detalhe de como seria o procedimento. Tudo transcorreu da melhor forma e não tive nenhum tipo de complicação no pós-operatório, foi tudo muito tranquilo. O Dr. Daniel é extremamente atencioso e competente e fiquei muito feliz com a forma que tudo transcorreu! Recomendo o seu trabalho a todas as mulheres que desejam passar por uma cirurgia plástica
Flávia Fernandes
LIPOASPIRAÇÃO

Consulta exames laboratoriais e pré-operatório

O primeiro passo para você realizar esse sonho totalmente possível nos dias de hoje, é marcar uma consulta com um médico de sua confiança.

Ele irá fazer uma avaliação completa do seu caso especifico, vocês irão conversar sobre suas necessidades e o que esperam em relação ao resultado. Essa conversa é essencial para que vocês possam ter uma confiança mútua, onde poderão falar a respeito dos procedimentos, pós-operatório assim como passar o preço de lipoaspiração.

A próxima etapa consiste nos exames laboratoriais, onde o cirurgião plástico geralmente precisa solicitar: exames de sangue, urina, exames de imagem e uma avaliação do cardiologista.

Anestesia e cicatrização da Lipoaspiração

A anestesia para realizar o procedimento de lipoaspiração pode ser local, quando o objetivo é retirar pouca gordura localizada, ou a anestesia local com sedação, bloqueios peridurais, anestesia raquidiana e anestesia geral.

Outro ponto muito positivo é que você não precisa se preocupar com as cicatrizes, pois elas são muito pequenas com cerca 0,5 a 1 cm, sendo que as incisões são realizadas em regiões menos visíveis, como nas dobras naturais da pele. Dessa forma, as cicatrizes se tornam praticamente imperceptíveis.

CHECKLIST: COMO ESCOLHER SEU
CIRURGIÃO PLÁSTICO!

COMO ESCOLHER SEU
CIRURGIÃO PLÁSTICO!

Resultados e Pós-operatório da lipoaspiração

É fundamental, e eu sempre converso com minhas pacientes, para explicar que o objetivo da lipoaspiração é eliminar a gordura localizada e não proporcionar o emagrecimento. Os resultados de uma cirurgia de lipoaspiração bem-feita, realizada por profissionais capacitados e local bem equipado são muito positivos.

O pós-operatório é bem tranquilo, mas é importante que você faça os curativos necessários, tome os medicamentos na hora certa e logo poderá voltar às suas atividades normais.

Em alguns casos, pode ser necessário algumas sessões de drenagem linfática para retirar o excesso de líquido e diminuir o inchaço. Você precisará utilizar cintas modeladoras nos primeiros 30 dias seguintes à cirurgia.

Conquiste agora a tão sonhada barriga lisinha

Nossa equipe está de prontidão para auxiliar você nas primeiras etapas na cirurgia de lipoaspiração. Marque primeiramente uma consulta e teremos o maior prazer em recebê-lo.

Nosso telefone é o (31) 3646-2330, ou, se preferir, envie um Whatsaap para (31) 9960.8282

Sobre o Dr. Daniel Borges

O Dr. Daniel Borges, conceituado cirurgião plástico em Belo Horizonte. É preceptor do Hospital das Clinicas, hospital da UFMG. É especialista em lipoaspiração em BH, assim como em outras cirurgias plásticas muito pedidas em sua clinica de estética em Belo Horizonte, como: mamoplastia redutora, abdominoplastia, implante de silicone, entre outras.

Clique aqui e marque já sua consulta!

Perguntas Frequentes

Qual anestesia é usada?
Na lipoaspiração, a anestesia utilizada pode ser a local, a peri-dural ou a anestesia geral. O tipo de anestesia a ser escolhido pode variar de acordo com o caso de cada paciente. O profissional especialista, que é o anestesista, irá tirar todas as dúvidas do paciente em uma avaliação pré-operatória, que é a consulta pré-anestésica. Em todos os casos o paciente não sente dor, dorme durante toda a cirurgia e só acorda após o término do procedimento.

Como é feita a cirurgia?
Após a aplicação da anestesia, através de pequenas incisões, começamos injetando uma solução líquida no tecido gorduroso, composta de soro fisiológico e adrenalina, para que a gordura fique mais mole, mais fácil de ser retirada e sangre menos. Por isso o nome “hidrolipo”. Então, introduzimos uma cânula, acoplada em uma mangueira e em um aparelho de aspirar. Dessa maneira, o excesso de gordura pode ser aspirado, em diversas regiões, resultando em um melhor contorno corporal. A duração do processo pode variar de acordo com a quantidade de gordura que necessita ser removida.

Lipo deixa cicatriz? Como são e onde ficam?
A lipoaspiração deixa pequenas cicatrizes, com cerca de 1 a 2 centímetros de extensão, que são cuidadosamente colocadas em pontos estratégicos, em sulcos e dobras, como dentro do umbigo, para que fiquem bem escondidas. As cicatrizes da lipo, normalmente, têm uma evolução normal e tornam-se discretas, na maioria dos casos.

Quantos quilos vou emagrecer com a lipoescultura?
A lipoaspiração/lipoescultura não é uma cirurgia para emagrecer e sim para melhorar o contorno do corpo, removendo aquelas gorduras localizadas indesejáveis. No pós-operatório imediato, o peso da paciente pode até aumentar devido ao inchaço. Porém, normalmente, ocorre perda significativa de peso dentro de 1 a 3 meses. Para os pacientes que estão acima do peso, o ideal é emagrecer um pouco antes da cirurgia.

A lipoaspiração corrige a gordura que se localiza sobre a região do estômago?
As pacientes que têm “estômago alto” podem ser beneficiadas com essa cirurgia sim, mas devemos fazer uma avaliação prévia para determinar se esse abaulamento está ocorrendo devido a gordura localizada ou se é decorrente de excesso e flacidez cutânea, que devem ser corrigidos com abdominoplastia, ou ainda se é devido a aumento da gordura intra-abdominal, o que indica que essa paciente deveria emagrecer antes de fazer a lipo.

A cirurgia não ficará prejudicada após uma possível gestação?
Muitas mulheres que desejam fazer a lipo gostariam de saber como a gestação irá afetar seus resultados. Como regra geral, qualquer elevação de peso pode afetar os resultados da cirurgia. Quanto afetada, pode ser imprevisível e, certamente, varia de acordo com parte do corpo e por procedimento. Essas questões devem ser discutidas com o cirurgião plástico.

Qual o risco de complicações na lipo?
A lipoaspiração raramente tem complicações sérias, principalmente quando for realizada por profissional treinado e capacitado. Deve ser realizada apenas pelo cirurgião plástico, em hospital ou clínica bem equipada. É importante saber que quanto maior for o volume de gordura retirado, maiores serão os riscos de complicações. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o volume total de gordura a ser retirado por sessão não deve ultrapassar 5 a 7% do peso corporal.

Devo ficar internada por quanto tempo?
A internação depende da extensão da área aspirada e do tipo de anestesia (local com sedação, peridural, geral) aplicada, mas pode variar entre 12 horas até 1 dia.

Qual o tempo médio de duração da cirurgia?
Dependendo da área a ser tratada, a cirurgia dura cerca de três a quatro horas.

São utilizados curativos?
Sim. O paciente deve utilizar curativos semicompressivos com cintas especiais, que são mantidos por um período de 30 a 45 dias, em média.

Quando poderei tomar banho completo?
Normalmente, no dia seguinte à cirurgia.

Para que tipo de pessoa a Lipoaspiração está indicada?
A lipoaspiração está indicada para pacientes que não estão muito acima do peso e que apresentam áreas de acúmulo de gordura resistentes à dieta e ao exercício físico. A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade, e sim um procedimento para melhora do contorno corporal.

Em quais regiões posso fazer lipoaspiração?
As áreas mais comuns são o abdome, costas, flancos (“pneuzinhos” laterais do abdome), coxas, culotes, braços e “papada”. Existem casos em que se retira a gordura e a enxerta, sob condições assépticas, em outras regiões que necessitam aumentar seu volume, principalmente nos glúteos.

Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?
A lipoaspiração envolve a remoção de gordura com uma cânula. A cânula é uma haste de metal com orifícios na extremidade que estão ligados a um sistema de sucção de vácuo. A lipoescultura implica uma combinação de procedimentos, incluindo a remoção de gordura de diferentes partes do corpo e enxertia dessa gordura em outra região, mais comumente, nos glúteos.

É necessário o uso de dreno?
Após a lipoaspiração, não é típico o uso de dreno. Os tubos de drenagem são normalmente utilizados após uma abdominoplastia com lipoaspiração. Depois de tais procedimentos, pode existir uma quantidade de fluido e os drenos são muito importantes para remover todo este excesso.

Como é o pós-operatório? É muito doloroso?
Algumas pacientes apresentam dor moderada durante os 3 primeiros dias. Essa dor é tolerável e melhora com o uso de analgésicos que serão receitados pelo seu médico.A sensação pode ser comparada com a dor muscular após um exercício físico intenso.

No pós-operatório devo usar a cinta modeladora por quanto tempo?
A cinta modeladora terá que usada durante 60 dias.

Quando posso retirar os pontos?
São retirados por volta do sétimo ao décimo dia.

Quando posso notar o resultado da lipoaspiração definitivamente?
O resultado da lipo começa a aparecer com uma semana e se define em três a seis meses.

Quando posso retomar minhas atividades rotineiras?
Normalmente, de 20 a 30 dias após a cirurgia.

Clique aqui e marque já sua consulta!