Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Lipoescultura

Você também sonha em ter uma silhueta corporal mais esbelta? Imagine poder redistribuir as gordurinhas e deixar o corpo mais harmonioso. Isso é possível através da lipoescultura.

Essa técnica de cirurgia plástica consiste em aliar dois procedimentos, a lipoaspiração e a lipoenxertia, pois o objetivo é retirar a gordura do corpo da paciente e, com ela, esculpir determinadas áreas.

Com a lipoescultura, é possível remodelando algumas áreas estratégicas, como o bumbum, por exemplo.

Na lipoescultura, o cirurgião plástico tem como objetivo realizar o contorno corporal, retirando gordura de um determinado local para remodelar outras partes do corpo. Tudo é acordado através da consulta médica com o paciente, mas é importante sempre respeitar as características de cada um para não causar exageros.

Não fique mais com dúvidas, faça sua pergunta e o Dr. Daniel irá responder. É grátis!

Para quem a lipoescultura é indicada?

A cirurgia plástica de lipescultura pode ser indicada por todos aqueles que tenham boa saúde, e que desejem dar mais simetria ao corpo, retirando gordura localizada de um determinado local e colocando em outro.

Os homens, por exemplo, têm a tendência de acumular gordura na região abdominal, já as mulheres acabam acumulando mais nos quadris e culotes, mas também não estão livres das temidas gordurinhas na região da barriga.

Por que nosso corpo acumula gordura?

Não é apenas uma vida sedentária a responsável pelo acúmulo de gordura. Isso ocorre porque algumas regiões do corpo têm pré-disposição a concentrar a gordura que não conseguimos queimar. Tanto que até as pessoas que mantém hábitos saudáveis e que são magras, podem apresentar gordura localizada.

E vem daí a contribuição da cirurgia plástica para agir e solucionar esse problema que incomoda muitos pacientes, tanto que a lipoescultura é bastante procurada nas clínicas de cirurgia plástica.

Lipoescultura ou Lipoaspiração, você tem dúvidas?

O melhor caminho quando se tem dúvida a respeito do procedimento é buscar agendar uma consulta, pois só através de uma avaliação que o cirurgião será possível indicar o tipo de cirurgia plástica.

Porém, saiba que a lipoescultura é mais indicada quando o paciente concentra gordura apenas em uma pequena área do corpo, e quer utilizar esse excesso para remodelar outra região, através da lipoenxertia. Até porque, a lipoescultura é mais focada na harmonia corporal, e não somente na retirada de gordura.

Já a lipoaspiração é ampla e o objetivo é em eliminar bastante o excesso de gordura, podendo ser feita em diversas áreas, como:

  • Culote
  • Abdômen
  • Coxas
  • Quadris
  • Glúteos
  • Braços
  • Joelhos
  • Panturrilhas
  • Pescoço
  • Costas

Consulta, exames laboratoriais e pré-operatório

Se você sente vontade de mudar a sua aparência corporal através da lipoescultura não perca mais tempo e nem adie esse sonho. Marque primeiramente uma avaliação com um cirurgião plástico, não deixando de verificar se ele faz parte da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica.

Dessa forma, você terá certeza de que estará sendo atendida por um profissional qualificado e, assim, sua cirurgia plástica se tornará muito mais segura. Além dos resultados que serão positivos.

Durante a consulta, relate ao cirurgião plástico suas queixas, o motivo de querer fazer a lipoescultura e o que espera com os resultados. Ele irá fazer uma avaliação física completa, solicitando exames laboratoriais logo em seguida. Esses exames são fundamentais para atestar de que a sua saúde está em dia, e que você pode passar pelo procedimento cirúrgico de forma segura.

Assim que estiver com os resultados, marque o retorno ao cirurgião plástico para que ele auxilie você para o pré-operatório. Não deixe de seguir as recomendações, como evitar o uso de álcool, cigarros, fazer jejum 8 horas antes do procedimento, e pausar alguns medicamentos, principalmente os anticoagulantes.

Fiquei muito feliz com o resultado da minha cirurgia. O Dr. Daniel conversou muito comigo antes, explicando cada detalhe de como seria o procedimento. Tudo transcorreu da melhor forma e não tive nenhum tipo de complicação no pós-operatório, foi tudo muito tranquilo. O Dr. Daniel é extremamente atencioso e competente e fiquei muito feliz com a forma que tudo transcorreu! Recomendo o seu trabalho a todas as mulheres que desejam passar por uma cirurgia plástica
Flávia Fernandes
LIPOASPIRAÇÃO

Como é feita a lipoescultura?

O procedimento de retirar a gordura pode ser feito em uma área onde o paciente concentre mais esse excesso, sendo que a enxertia pode ser aplicada em áreas outras áreas mas a mais comum são glúteos que ficam cm um aparência muito bonita, natural e harmoniosa.

Para fazer a lipoescultura pode ser utilizada anestesia geral, local ou peridural, tudo vai depender da avaliação médica. No procedimento, é necessária a utilização de uma solução de soro fisiológico e adrenalina para amenizar o sangramento. Em seguida, o cirurgião utiliza as cânulas para aspirar a gordura.

Essa gordura retirada do corpo do paciente precisa ser tratada para, assim, ser enxertada novamente na região escolhida pelo paciente. Para isso, são utilizadas seringas mais finas, remodelando o corpo e dando forma à região.

É importante ressaltar que cabe ao cirurgião plástico não exagerar na retirada, uma vez que a porcentagem permitida é de até 7% com base no peso corporal do paciente.

CHECKLIST: COMO ESCOLHER SEU
CIRURGIÃO PLÁSTICO!

COMO ESCOLHER SEU
CIRURGIÃO PLÁSTICO!

Pós-operatório da lipoescultura

Sempre explico aos pacientes que passam pela lipoescultura que será muita paciência no pós-operatório, uma vez que é bastante comum sentir dores e desconfortos.

Porém, quando as recomendações são seguidas, a recuperação ocorre rapidamente. Algumas manchas e inchaço também podem aparecer, e será indicada o uso da cinta modeladora.

Conquiste agora o corpo tão sonhado!

Nossa equipe está de prontidão para auxiliar você nas primeiras etapas na cirurgia de lipoaspiração. Marque primeiramente uma consulta e teremos o maior prazer em recebê-lo.

Nosso telefone é o (31) 3646-2330, ou, se preferir, envie um Whatsaap para (31) 9960.8282

Sobre o Dr. Daniel Borges

O Dr. Daniel Borges, conceituado cirurgião plástico em Belo Horizonte. É preceptor do Hospital das Clinicas, hospital da UFMG. É especialista em lipoescultura em BH, assim como em outras cirurgias plásticas muito pedidas em sua clinica de estética em Belo Horizonte, como: mamoplastia redutora, abdominoplastia, implante de silicone, entre outras.

Clique aqui e marqu

 

Clique aqui e marque já sua consulta!

Perguntas Frequentes

Qual anestesia é usada?
Na lipoescultura, a anestesia utilizada pode ser a local, a peri-dural ou a anestesia geral. O tipo de anestesia a ser escolhido pode variar de acordo com o caso de cada paciente. O profissional especialista, que é o anestesista, irá tirar todas as dúvidas do paciente em uma avaliação pré-operatória, que é a consulta pré-anestésica. Em todos os casos o paciente não sente dor, dorme durante toda a cirurgia e só acorda após o término do procedimento.

Como é feita a cirurgia?
Após a aplicação da anestesia, através de pequenas incisões, começamos injetando uma solução líquida no tecido gorduroso, composta de soro fisiológico e adrenalina, para que a gordura fique mais mole, mais fácil de ser retirada e sangre menos. Por isso o nome “hidrolipo”. Então, introduzimos uma cânula, acoplada em uma mangueira e em um aparelho de aspirar. Dessa maneira, o excesso de gordura pode ser aspirado, em diversas regiões, resultando em um melhor contorno corporal. A duração do processo pode variar de acordo com a quantidade de gordura que necessita ser removida.

Lipo deixa cicatriz? Como são e onde ficam?
A lipoescultura deixa pequenas cicatrizes, com cerca de 1 a 2 centímetros de extensão, que são cuidadosamente colocadas em pontos estratégicos, em sulcos e dobras, como dentro do umbigo, para que fiquem bem escondidas. As cicatrizes da lipo, normalmente, têm uma evolução normal e tornam-se discretas, na maioria dos casos.

Quantos quilos vou emagrecer com a lipoescultura?
A  lipoescultura não é uma cirurgia para emagrecer e sim para melhorar o contorno do corpo, removendo aquelas gorduras localizadas indesejáveis. No pós-operatório imediato, o peso da paciente pode até aumentar devido ao inchaço. Porém, normalmente, ocorre perda significativa de peso dentro de 1 a 3 meses. Para os pacientes que estão acima do peso, o ideal é emagrecer um pouco antes da cirurgia.

A lipoescultura corrige a gordura que se localiza sobre a região do estômago?
As pacientes que têm “estômago alto” podem ser beneficiadas com essa cirurgia sim, mas devemos fazer uma avaliação prévia para determinar se esse abaulamento está ocorrendo devido a gordura localizada ou se é decorrente de excesso e flacidez cutânea, que devem ser corrigidos com abdominoplastia, ou ainda se é devido a aumento da gordura intra-abdominal, o que indica que essa paciente deveria emagrecer antes de fazer a lipo.

A cirurgia não ficará prejudicada após uma possível gestação?
Muitas mulheres que desejam fazer a lipo gostariam de saber como a gestação irá afetar seus resultados. Como regra geral, qualquer elevação de peso pode afetar os resultados da cirurgia. Quanto afetada, pode ser imprevisível e, certamente, varia de acordo com parte do corpo e por procedimento. Essas questões devem ser discutidas com o cirurgião plástico.

Qual o risco de complicações na lipo?
A lipoescultura raramente tem complicações sérias, principalmente quando for realizada por profissional treinado e capacitado. Deve ser realizada apenas pelo cirurgião plástico, em hospital ou clínica bem equipada. É importante saber que quanto maior for o volume de gordura retirado, maiores serão os riscos de complicações. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o volume total de gordura a ser retirado por sessão não deve ultrapassar 5 a 7% do peso corporal.

Devo ficar internada por quanto tempo?
A internação depende da extensão da área aspirada e do tipo de anestesia (local com sedação, peridural, geral) aplicada, mas pode variar entre 12 horas até 1 dia.

Qual o tempo médio de duração da cirurgia?
Dependendo da área a ser tratada, a cirurgia dura cerca de três a quatro horas.

São utilizados curativos?
Sim. O paciente deve utilizar curativos semicompressivos com cintas especiais, que são mantidos por um período de 30 a 45 dias, em média.

Quando poderei tomar banho completo?
Normalmente, no dia seguinte à cirurgia.

Para que tipo de pessoa a lipoescultura está indicada?
A lipoescultura está indicada para pacientes que não estão muito acima do peso e que apresentam áreas de acúmulo de gordura resistentes à dieta e ao exercício físico. A lipoescultura não é um tratamento para a obesidade, e sim um procedimento para melhora do contorno corporal.

Em quais regiões posso fazer lipoescultura?
As áreas mais comuns são o abdome, costas, flancos (“pneuzinhos” laterais do abdome), coxas, culotes, braços e “papada”. Existem casos em que se retira a gordura e a enxerta, sob condições assépticas, em outras regiões que necessitam aumentar seu volume, principalmente nos glúteos.

Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?
A lipoaspiração envolve a remoção de gordura com uma cânula. A cânula é uma haste de metal com orifícios na extremidade que estão ligados a um sistema de sucção de vácuo. A lipoescultura implica uma combinação de procedimentos, incluindo a remoção de gordura de diferentes partes do corpo e enxertia dessa gordura em outra região, mais comumente, nos glúteos.

É necessário o uso de dreno?
Após a lipoaspiração, não é típico o uso de dreno. Os tubos de drenagem são normalmente utilizados após uma abdominoplastia com lipoaspiração. Depois de tais procedimentos, pode existir uma quantidade de fluido e os drenos são muito importantes para remover todo este excesso.

Como é o pós-operatório? É muito doloroso?
Algumas pacientes apresentam dor moderada durante os 3 primeiros dias. Essa dor é tolerável e melhora com o uso de analgésicos que serão receitados pelo seu médico.A sensação pode ser comparada com a dor muscular após um exercício físico intenso.

No pós-operatório devo usar a cinta modeladora por quanto tempo?
A cinta modeladora terá que usada durante 60 dias.

Quando posso retirar os pontos?
São retirados por volta do sétimo ao décimo dia.

Quando posso notar o resultado da lipoescultura definitivamente?
O resultado da lipo começa a aparecer com uma semana e se define em três a seis meses.

Quando posso retomar minhas atividades rotineiras?
Normalmente, de 20 a 30 dias após a cirurgia.

Clique aqui e marque já sua consulta!