Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Rinoplastia

O rosto da gente é nosso cartão de visita e é exatamente por isso que estamos sempre procurando melhorar. Engana-se quem pensa que as questões estéticas afetam apenas mulheres. Os homens também estão cada vez mais recorrendo à cirurgia plástica, e corrigir o nariz através da rinoplastia tem sido uma solução muito procurada.

Nosso nariz tem papel fundamental para a nossa composição e harmonia do rosto. Não está satisfeito com ele? Então saiba que a rinoplastia pode te ajudar!

Não tem jeito! Sempre existe algo que podemos melhorar em nós mesmos. Alguns não estão satisfeitos com os cabelos, outras querem aumentar os seios e há quem simplesmente não goste do seu nariz. Acredite, isso é muito normal. Devido a minha experiência de consultório, posso afirmar que sempre há queixas, como se muitas pessoas quisessem mudar alguma coisa em si mesmos.

Meu papel como cirurgião plástico é procurar ajudar meus pacientes a se sentirem bem e com a autoestima em dia. Costumo ouvir todas as queixas e trabalho para resolver essas angústias. Consigo compreender essa preocupação com o nariz, porque ele se encontra bem ao centro de nossa face. Ainda bem que, atualmente, a medicina aliada à cirurgia plástica avançou muito e consegue ajudar milhares de pessoas a se sentirem melhor com seu corpo.

Não fique mais com dúvidas, faça sua pergunta e o Dr. Daniel irá responder. É grátis!

Para quem é a rinoplastia é indicada?

A cirurgia do nariz é indicada para todos aqueles que não estão contentes com o formado do nariz. Pode ser devido ao osso proeminente, ou por causa das cartilagens mais avantajadas. A função da rinoplastia é ajudar o paciente a deixar o rosto mais harmonioso, atuando nas alterações estéticas e funcionais da narina. Sempre respeitando sua anatomia.

Tem pacientes que, apesar de terem interesse em fazer a rinoplastia, me pedem para não mexer tanto de modo que não se reconheçam depois da cirurgia plástica. Isso é super compreensível. Querer melhorar, não significa desejar ser outra pessoa, e cabe ao cirurgião fazer o estudo da anatomia da face. Sempre respeitamos as queixas dos pacientes, mas o resultado do estudo é o que determina o resultado.

É importante ressaltar que pacientes com mais de 16 anos, e que apresentem boa saúde já podem realizar a cirurgia de rinoplastia.

Importância da avaliação, consulta e pré-operatório

Para se chegar a um resultado satisfatório, é preciso que o paciente respeite algumas etapas importantes, que começam com um agendamento de consulta.

Isso é necessário para que o cirurgião plástico possa fazer a avaliação física completa, ouvir as queixas do paciente e saber exatamente o que ele deseja melhorar em seu nariz.

Depois, o médico irá solicitar os exames laboratoriais, que são de praxe em qualquer procedimento cirúrgico, e servem para certificar a respeito da saúde do paciente. Você estando apto para o procedimento, deverá seguir as determinações do pré-operatório, como alimentação regrada na semana da cirurgia, jejum de oito horas antes do procedimento e possíveis interrupções de medicação de uso continuo. Tudo para que a cirurgia plástica seja realizada com segurança e sucesso.

 Rinoplastia, quinta cirurgia mais realizada no mundo

Para se ter uma ideia sobre o quanto o formato do nariz é importante para as pessoas, dados da International Society of Aesthetic Plastic Surgery, aponta que a Rinoplastia é a 5ª cirurgia mais realizada no mundo.

Rinoplastia, a resolução dos problemas

A rinoplastia também está entre uma das cirurgias plástica mais procuradas no país. A cirurgia plástica do nariz é realizada a partir das queixas que cada paciente me relata. Sendo assim, a consulta é o primeiro passa para que, juntos, possamos chegar a um excelente resultado.

Quando um paciente vem me procurar, independente qual seja o tipo de cirurgia plástica que ele queira realizar, costuma fazer uma breve explanação sobre o procedimento cirúrgico. Desse modo, eles acabam se sentindo mais tranquilos e notam que aquele determinado procedimento pode resolver de uma vez por todos o seu problema.

Nosso nariz é formado por ossos, cartilagem, revestimento pele e mucosa. Na cirurgia plástica do nariz, observamos se o paciente tem excesso de osso e cartilagem em cada uma das zonas, como no dorso, onde muitas vezes o paciente pode ter o osso mais alongado. Nesse caso, a rinoplastia atua realizando uma raspagem no osso, diminuindo a região e deixando-a mais reta e harmônica.

Quando a queixa do paciente está na ponta do nariz, verificamos se o paciente tem cartilagens em excesso, para podermos assim reposicionar, sempre respeitando a anatomia do corpo. Até porque, outra preocupação é a respiração, que não pode ser comprometida.

Me senti segura desde o começo do processo para realização da minha cirurgia.Era um desejo antigo fazer a Rinoplastia e com a ajuda e atenção do dr. Daniel Borges consegui realizá-lo. Ele me esclareceu todos os detalhes sobre o procedimento, tanto no pré como no pós operatório. Indico dr. Daniel, pelo profissional ético,dedicado e atencioso e também pela pessoa que é. Estou muito feliz com o resultado da minha cirurgia!
Vanessa
Rinoplastia

Pós-operatório da rinoplastia

Você precisa apenas seguir as recomendações do seu cirurgião plástico, e logo poderá voltar as suas atividades cotidianas. Procure fazer repouso e evite se expor ao sol, até porque, o seu nariz ficará um pouco inchado dia depois da cirurgia.

Sendo assim, aproveite para descansar, tome as medicações necessárias e respeite as trocas de curativo, elas são essenciais.

CHECKLIST: COMO ESCOLHER SEU
CIRURGIÃO PLÁSTICO!

COMO ESCOLHER SEU
CIRURGIÃO PLÁSTICO!

Conquiste agora os seios que você sempre sonhou 

Conquiste você também o nariz dos seus sonhos. Venha realizar uma consulta para esclarecer outras dúvidas sobre a rinoplastia Entre em contato com a equipe do Drº Daniel Borges no telefone (31) 3646-2330.

Nosso telefone é o (31) 3646-2330, ou se preferir envie um whatsaap (31) 9960.8282.

Sobre o Dr. Daniel Borges

O Dr. Daniel Borges, conceituado cirurgião plástico em Belo Horizonte. É preceptor do Hospital das Clinicas, hospital da UFMG. É especialista em rinoplastia BH, assim como em outras cirurgias plásticas muito pedidas em sua clinica de estética em Belo Horizonte, como: mamoplastia redutora, abdominoplastia, implante de silicone, entre outras.

Clique aqui e marque já sua consulta!

Perguntas Frequentes

A cirurgia do nariz deixa cicatrizes no meu nariz?
Certos casos permitem que as cicatrizes fiquem ocultas dentro da cavidade nasal, não havendo sinais aparentes após a rinoplastia. Em outras situações, as cicatrizes externas são pouco aparentes, em função das incisões (cortes) feitas na columela ou nas asas nasais.

Poderei escolher o formato de minha preferência para o meu nariz?
Não, há um equilíbrio estético entre o nariz e o rosto, e isso é observado pelo cirurgião, que procura preservar a naturalidade e autenticidade da face. Todos os casos são analisado minuciosamente para que o nariz obtenha a melhor forma possível dentro das exigências da face.

O resultado definitivo da rinoplastia em relação à forma e função do nariz é imediato?
Duas semanas após a cirurgia, é impossível apreciar qualquer diferença no nariz.

Como ficará minha respiração após a rinoplastia?
A rinoplastia melhora a respiração do paciente. Mesmo havendo certa dificuldade respiratória algumas semanas após a cirurgia, isso se deve ao fato de o “edema” existente na parte interna do nariz. Com o passar do tempo, isso tende a normalizar-se.

Qual o tipo de anestesia utilizada para a cirurgia de rinoplastia?
É utilizada a anestesia local, geral ou a associada. Tudo fica a critério do cirurgião e do paciente decidirem o método mais indicado ao caso.

Quanto tempo em média demora o procedimento de rinoplastia?
A rinoplastia é feita entre duas e quatro horas. Em alguns casos, esse tempo é ultrapassado, desde que as circunstâncias assim exijam. É importante frisar que o tempo do procedimento não corresponde ao tempo de permanência do paciente no Centro Cirúrgico, porque a estadia envolve também o período de preparação para a anestesia e de recuperação pós-cirúrgica.

Qual o tempo de internação após ter feito a cirurgia no nariz?
Geralmente, um dia, para uma evolução normal.

Utilizam-se curativos após a rinoplastia?
Sim. O paciente deve utilizar curativos por cerca de duas semanas após a cirurgia. Em casos de fratura, o nariz é imobilizado por sete a oito dias. Em alguns casos, utiliza-se também o tamponamento nasal, que pode ser mantido por 24 a 72 horas. Na correção simultânea do septo, o tempo pode ser maior, com troca de tampões.

O nariz “sangra” nos primeiros dias após a rinoplastia?
Há um pequeno sangramento, que completamente normal, nos primeiros dois dias. No entanto, não é motivo de preocupação. Para minimizar esse sangramento, um curativo de proteção, sobreposto à abertura do nariz, é conservado propositadamente.

Sentirei dor no pós-operatório?
A rinoplastia raramente apresenta dor pós-operatória. Quando ela ocorre, é facilmente aliviada com analgésicos, que serão prescritos.

Existem riscos na cirurgia do nariz?
A cirurgia de rinoplastia raramente tem complicações sérias. Isso porque cada paciente é preparado convenientemente para o ato operatório.

Em que posição devo dormir, nos primeiros dias depois da cirurgia no nariz?
Com a cabeça pouco elevada do travesseiro e manter a face para cima, sempre que possível.

Como é o pós-operatório da rinoplastia?
Até que se complete a evolução pós-operatória, existem diversas etapas que são características da rinoplastia, como os edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo e dificuldade respiratória. Com o tempo, o organismo dissipa todos os pequenos transtornos. Portanto, toda e qualquer preocupação do paciente deve ser transmitida ao seu cirurgião plástico. É preciso ter paciência e lembrar que nenhuma rinoplastia deverá ser avaliada antes do 6º mês pós-operatório.

Os resultados são definitivos?
Sim. O resultado definitivo da rinoplastia estética, na maioria dos casos, é observado após o 12 º mês. Com a remoção do molde de plástico, em torno do sétimo dia, um edema pode ocorrer, no entanto, vai reduzir ao longo do tempo.

Outras cirurgias plásticas podem ser feitas junto com a Rinoplastia?
Sim. É comum a realizar a cirurgia estética do nariz com a do septo nasal, por exemplo, assim como com outras cirurgias plásticas, como próteses, lipoaspiração, lifting facial, etc. Mas vale lembrar que apenas o cirurgião pode decidir a viabilidade dessa associação.

É possível tomar Sol depois de quanto tempo?
Qualquer contato com o sol deve ser evitado nos três primeiros meses.

Quanto tempo é necessário esperar antes de voltar aos exercícios físicos?
As atividades que não exigem contato podem ser praticadas dentro de 30 dias. Já os esportes de contato podem ser praticados depois de dois meses.

Há perda de sensibilidade após realização da cirurgia?
Não. Existe apenas um pequeno desconforto nos primeiros dias do pós-operatório, mas que é superado com a recuperação do nariz.

Clique aqui e marque já sua consulta!