E se você considerar a realização de uma cirurgia de abdômen, ou a chamada abdominoplastia antes de ter filhos? E caso você engravide após uma abdominoplastia? Estas são as dúvidas e preocupações mais comuns que as mulheres têm quando desejam fazer esse procedimento cirúrgico.
Quando elas chegam em meu consultório, muitas delas já vêm com a certeza de que terão filhos, e desejam saber sobre o tempo necessário de recuperação para tomar a decisão final.
Essa dúvida faz sentido para a maioria das pessoas, uma vez que elas investem tempo e dinheiro em um procedimento cirúrgico que planejam há tempos.
Será que vou perder o resultado da abdominoplastia depois da gravidez?
As mulheres têm muito receio que os resultados da cirurgia se percam após a gravidez. Porém, sempre esclareço que o melhor momento para uma cirurgia de abdominoplastia é depois que você tiver filhos, e depois de ter perdido o peso gerado pela gravidez.
Eu sei que a resposta pode até parecer meio desanimadora, mas como cirurgião plástico cabe a mim dizer a verdade. Até porque, fazer qualquer tipo de cirurgia plástica ou abdominoplastia é um investimento financeiro, e isso precisa ser levado em consideração e com bastante seriedade.
Porém, como algumas mulheres ainda não sabem muito bem a previsão de quando ficarão grávidas, nada impede que as mulheres façam o procedimento antes da gestação também. E a notícia boa é que mesmo depois da gravidez, os resultados, desde que sejam tomadas as devidas recomendações do cirurgião, dificilmente se perdem.
Abdominoplastia depois da gravidez
Já para as que optam em realizar a cirurgia plástica de abdominoplastia depois da gravidez, é preciso esperar um período mínimo de seis meses depois da gestação.
Sendo que ela também deverá passar por todos os procedimentos, consulta médica e exames clínicos e laboratoriais para que o médico se certifique de que a paciente está saudável.
A mesma regra a respeito da manutenção dos resultados funciona para ambos os casos, porque tudo vai depender do estilo de vida e dos hábitos alimentares da paciente.
Para as mulheres que optam por fazer o procedimento antes da gravidez, o tempo é determinado pelo cirurgião, que vai analisar a recuperação da paciente, além de outros fatores relacionados à cirurgia plástica.
Basicamente, o cirurgião plástico deve indicar que a paciente faça sempre uma alimentação balanceada, rica em proteínas, frutas e legumes. Controlando assim os carboidratos, doces e refrigerantes, principais vilões quando o assunto é a famosa barriga sarada.
Ter uma rotina de exercícios saudáveis é outro fator determinante para manter um peso estável, independentemente se você escolheu fazer a abdominoplastia antes ou depois da gravidez.
Planos podem ser quebrados
É importante lembrar que até mesmo as situações mais bem planejadas podem sofrer com pequenos imprevistos. Por exemplo, muitas mulheres engravidaram tempo depois da cirurgia de abdominoplastia, sem planejamento.
A abdominoplastia não significa nenhum dano para a criança e seu crescimento dentro da barriga, uma vez que a parede abdominal e o tecido vão esticar e acomodar o pequeno de qualquer maneira.
Muitas mulheres percebem que a barriga não estica tanto na gravidez depois da abdominoplastia, e isto ocorre provavelmente porque o tecido não se estende tão facilmente depois do procedimento cirúrgico, fazendo com que a mulher tenha uma parede abdominal mais firme.
E você, também sonha com um abdômen lisinho e livre de gordurinhas? Tem interesse em fazer o procedimento de abdominoplastia? Entre em contato e marque sua avaliação já! Terei sempre o imenso prazer em receber você e esclarecer todas as suas dúvidas.
Nosso telefone é o (31) 3646-2330, ou se preferir envie um WhatsApp (31) 9960.8282. Estamos localizados na Av. do Contorno, 4747, LifeCenter, Sala 1113 – 30110-090 – Belo Horizonte.