Alexa
CONTATO: (31) 3586-2246 | WHATSAPP: (31) 99960.8282
Dr Daniel Borges

Células-tronco geradas por lipoaspiração podem ser transformadas em vasos sanguíneos

Por: | 16 de agosto de 2012

A lipoaspiração é uma das cirurgias mais feitas no Brasil. A busca pelo corpo perfeito faz com que mulheres e homens eliminem a gordura localizada que tanto os incomoda. Além dos benefícios já conhecidos, a Associação Americana do Coração fez uma pesquisa que mostrou que células-tronco retiradas no procedimento podem ser transformadas em vasos sanguíneos.

Os vasos de pequeno diâmetro que são produzidos a partir da gordura retirada na cirurgia podem ser utilizados nos procedimentos de enxerto, como a ponte de safena. Atualmente, são usados vasos artificiais nessas cirurgias, mas com a nova descoberta isso deve mudar.

Os vasos artificiais possuem grande risco de coagulação. Por isso, que essa nova forma de fazer vasos de pequeno diâmetro é tão importante. O processo foi realizado da seguinte forma. Os pesquisadores transformaram as células-tronco em células de músculo liso, depois em uma camada muito fina de colágeno e por último elas se tornaram os pequenos vasos que se multiplicaram. A partir disto, eles já são considerados utilizáveis.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.