BLOG

Segurança na Cirurgia Plástica

By: | Tags: | Comments: 0 | novembro 5th, 2012

Nos últimos dias, a notícia da morte de um espanhol de 44 anos, que há 23 anos estava em coma profundo devido a um erro na aplicação de anestesia durante uma cirurgia plástica no nariz, reacendeu uma discussão sobre a segurança e riscos de uma plástica. No entanto, há mais de um ano que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica publicou um manual uma cartilha de segurança, para reduzir o número de casos de complicações durante os procedimentos.

Duração do procedimento

Dentre os temas abordados, o que mais preocupa os especialistas são as cirurgias em que são feitos vários procedimentos em uma única operação. Segundo os membros da entidade quanto mais tempo se passa na mesa cirúrgica, há um aumento no nível de chances de complicações, assim como distração dos médicos, devido ao cansaço, e também possíveis infecções, já que o paciente passa muito tempo exposto.

Riscos com anestesia

Mas uma das principais preocupações é sobre a dosagem e a forma de ministrar os anestésicos. De acordo com membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, há um senso comum de que anestesia local não oferece risco como um sedativo geral. No entanto, os especialistas advertem que uma dosagem superior a 35 mg por quilo do paciente, pode leva-lo a convulsão e complicações mais graves. Daí a necessidade de se ter uma equipe qualificada e preparada para garantir que nada dará errado durante a operação.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Quero agendar minha consulta