Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Cirurgia Plástica Dispensa Atividades Físicas?

Por: | 13 de novembro de 2012

A evolução das técnicas de cirurgias plásticas e avanços da tecnologia da medicina proporcionaram um acesso maior aos procedimentos cirúrgicos estéticos, que se tornaram mais seguros e eficazes. Hoje, é possível passar por uma plástica pela manhã e estar em casa no final da tarde. E a facilidade de se fazer uma plástica também criou uma espécie de raciocínio equivocado em que não é necessário praticar atividades físicas para se ter um corpo modelado. Basta marcar uma cirurgia que em poucos minutos a silhueta está perfeita. Correto? Errado!

Realidade

No entanto, as coisas não são tão simples assim. E ainda bem! Pois mesmo que a cirurgia plástica seja um recurso sofisticado e delicado que realmente possibilita resultados satisfatórios, que ajuda a modelar o corpo e elevar a alto estima do paciente, não deixa de ser uma cirurgia. E em muitos casos os procedimentos cirúrgicos necessitam de aplicação de anestesia geral, dentre outras etapas como em qualquer tipo de operação convencional. A grande maioria dos cirurgiões plásticos recomenda que seus pacientes mantenham as atividades físicas regulares, inclusive no período de recuperação após a cirurgia.

Recomendações

Claro que antes de retomar as atividades, é preciso que o paciente se certifique com seu cirurgião quais são os exercícios que podem ser feitos, assim como a carga. Especialistas em educação física recomendam que para atividades aeróbicas se tenha um repouso de 30 dias. Já para atividades de grande esforço como a musculação, a recomendação é uma espera de 90 dias. Mas todos são categóricos em afirmar que uma caminhada leve três vezes por semana não sobrecarrega o organismo e é totalmente saudável.

Após o período de recuperação, cada tipo de cirurgia plástica há uma série de exercícios específicos que devem ser priorizados. Por exemplo, em uma abdominoplastia é recomendado que o paciente intensifique os exercícios na região abdominal. Isso porque a operação atua diretamente no reposicionamento dos músculos do abdome e remoção de gordura localizada. Dessa forma, exercícios na região fortalecem as paredes abdominais e potencializam os resultados da plástica.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Converse comigo