Realidade
No entanto, as coisas não são tão simples assim. E ainda bem! Pois mesmo que a cirurgia plástica seja um recurso sofisticado e delicado que realmente possibilita resultados satisfatórios, que ajuda a modelar o corpo e elevar a alto estima do paciente, não deixa de ser uma cirurgia. E em muitos casos os procedimentos cirúrgicos necessitam de aplicação de anestesia geral, dentre outras etapas como em qualquer tipo de operação convencional. A grande maioria dos cirurgiões plásticos recomenda que seus pacientes mantenham as atividades físicas regulares, inclusive no período de recuperação após a cirurgia.
Recomendações
Claro que antes de retomar as atividades, é preciso que o paciente se certifique com seu cirurgião quais são os exercícios que podem ser feitos, assim como a carga. Especialistas em educação física recomendam que para atividades aeróbicas se tenha um repouso de 30 dias. Já para atividades de grande esforço como a musculação, a recomendação é uma espera de 90 dias. Mas todos são categóricos em afirmar que uma caminhada leve três vezes por semana não sobrecarrega o organismo e é totalmente saudável.
Após o período de recuperação, cada tipo de cirurgia plástica há uma série de exercícios específicos que devem ser priorizados. Por exemplo, em uma abdominoplastia é recomendado que o paciente intensifique os exercícios na região abdominal. Isso porque a operação atua diretamente no reposicionamento dos músculos do abdome e remoção de gordura localizada. Dessa forma, exercícios na região fortalecem as paredes abdominais e potencializam os resultados da plástica.