Dr. Daniel Borges

Depilação a laser: o que é?

A depilação faz parte da vida das mulheres. Contudo, às vezes o processo se torna cansativo: a mulher se depilou há pouco tempo e os pelos já começam a nascer novamente. Para resolver isto há a depilação a laser. E não são somente as mulheres que optam pelo método, há diversos homens que também fazem. A escolha de um bom profissional é essencial para que os riscos de problemas na pele, como manchas e vermelhidão, diminuam. O sol pode acabar atrapalhando o tratamento. Por este motivo é indicado não se expor a ele durante o tempo recomendado pelo médico.

A depilação

Na depilação a laser é comum que o paciente sinta um desconforto, que costuma ser facilmente suportável, como se a área em que o aparelho está sendo utilizado estivesse queimando. Na verdade, isto ocorre, pois é necessário que o aparelho esteja operando com uma temperatura de no mínimo 60°C. Contudo, isto é normal acontecer e pode ser reduzido com a ajuda de um anestésico tópico. Este produto deve ser aplicado meia hora antes de o procedimento iniciar. Há diversos tipos de lasers disponíveis no mercado que podem ser utilizados, sendo que cada um deles é indicado para situações diferentes. Há alguns que doem mais e outros que doem menos.

Resultados

Ao contrário do que alguns pensam, os resultados da depilação a laser não são definitivos. Eles costumam durar entre dois a cinco anos, variando de pessoa para pessoa. Os resultados surgem a cada sessão, sendo que para cada parte do corpo e para cada pessoa é necessário uma quantidade diferente de sessões. A cada sessão são eliminados, em média, 30% dos pelos. Ao final do tratamento, cerca de 80% dos pelos terão seu crescimento bloqueado. O resto ainda estará lá, porém serão mais finos e com um espaçamento maior. Depois, o paciente deverá refazer o procedimento novamente após seis meses para manter os resultados obtidos.