Dr. Daniel Borges

Mamoplastia redutora: Conheça a cirurgia

Nem sempre a mulher quer ou necessita aumentar o tamanho das mamas. Algumas vezes pode ocorrer até o inverso, quando ela opta por reduzir o tamanho deles. Os seios de tamanho muito grande, além de não serem esteticamente bonitos, também podem levar a pessoa a ter dor lombar. Seja somente pelo tamanho ou pelas dores causadas, a solução para o problema é a realização da cirurgia plástica mamoplastia redutora. Com ela, além de diminuir o tamanho, os seios também são levantados. O resultado final é surpreendente, pois a mulher fica com um corpo mais bonito e pode até mudar o jeito de se vestir.

A operação

Na mamoplastia redutora, primeiramente é necessário fazer uma consulta com o cirurgião para conversar sobre suas expectativas, tirar dúvidas e decidir o tamanho que pretende ter. O tamanho ideal deve ser discutido com o cirurgião plástico para evitar que fique desproporcional ao resto do corpo. A anestesia utilizada pode ser geral, local ou peridural. Na operação, é retirado todo o excesso de pele, de gordura e da glândula mamária. A cicatriz fica visível, mas em muitos casos pode ir sumindo aos poucos. A escolha do cirurgião é extremamente importante, pois qualquer erro poderá deixar o paciente com mamas pequenas ou grandes demais.

Pós-operatório

A cirurgia, que dura aproximadamente 2 horas, requer que o paciente fique internado de 12 a 24 horas. No pós-operatório da mamoplastia redutora é comum que as mamas fiquem inchadas. Apesar de ser possível perceber a redução logo após a cirurgia, o resultado final só pode ser visto após quatro ou seis meses. Todas as recomendações do médico devem ser seguidas à risca para evitar possíveis problemas. O paciente deve ficar de 10 a 15 dias em repouso, antes de exercer atividades profissionais. No caso de atividades físicas mais pesadas esse prazo é maior, aproximadamente de 45 dias. Com o resultado final, a pessoa operada poderá usar roupas de praia e praticar esportes com maior facilidade.