Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Ninfoplastia: o que é?

Por: | 24 de setembro de 2015

intima-cirurgia

Muitas mulheres sofrem com problemas relacionados à estrutura de sua região íntima. O formato do canal vaginal, a grossura da parede das mucosas e até mesmo o tamanho dos pequenos e grandes lábios podem influenciar na relação da mulher com sua região íntima, seja pelo desenvolvimento de problemas de saúde recorrentes, seja pelos desconfortos psicológicos nas pacientes que não se sentem seguras ao se expor aos parceiros.

A ninfoplastia é uma solução estética que pode ajudar as mulheres a reduzir os problemas relacionados com uma dessas alterações estruturais. Que tal conhecer como esse procedimento funciona e quem pode realizá-lo?

O que é a ninfoplastia?

A ninfoplastia é um procedimento plástico que tem por objetivo diminuir o tamanho dos pequenos lábios, para ajudar a mulher a minimizar os desconfortos e problemas de saúde relacionados com esse aumento na região. Essa cirurgia também é chamada de cirurgia íntima feminina, plástica dos pequenos lábios ou cirurgia de redução dos pequenos lábios da vagina.

Quem precisa fazer essa cirurgia plástica?

A ninfoplastia geralmente é indicada para mulheres que apresentam alguns sintomas relacionados com o aumento do tamanho dos pequenos lábios da vagina:

  • Insatisfação com o aspecto físico dos pequenos lábios;
  • Dores e desconfortos durante a relação sexual;
  • Aumento dos quadros de infecção urinária;
  • Candidíase recorrente.

A decisão de retirar ou não o excesso de tecido nessa região do corpo da mulher deve ser feita pela paciente em conjunto com seu médico, que vai ajudar a identificar os problemas relacionados com essa condição física.

Como esse procedimento é feito?

A ninfoplastia é uma cirurgia plástica relativamente simples e que pode ser realizada com uma leve sedação e anestesia peridural para deixar a paciente mais tranquila e relaxada durante o procedimento. O período de internação é curto e, na maioria das vezes, as pacientes costumam ter alta hospitalar no dia seguinte ao da realização da cirurgia.

O procedimento permite a remoção de parte do tecido dos pequenos lábios e a reconstrução da região, para poder moldar melhor a estrutura física, deixando o visual final esteticamente agradável para as mulheres e seus parceiros. Os pontos, geralmente removíveis, deixam cicatrizes pequenas, especialmente quando o procedimento é realizado por um profissional médico com especialização nesse tipo de tratamento.

A realização da ninfoplastia pode ser de responsabilidade de um cirurgião plástico, assim como de um ginecologista, que também tem conhecimento das estruturas do corpo feminino e das técnicas relacionadas com esse procedimento.

Existem contraindicações para a realização dessa cirurgia?

As contraindicações para a realização da ninfoplastia são aquelas que se aplicam a qualquer tipo de procedimento cirúrgico: manifestação de doenças crônicas, como: diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca, dificuldades de cicatrização, hábitos de saúde irregulares, e não aprovação nos exames de sangue pré cirúrgicos.

Quais são os cuidados pós operatórios que devem ser realizados pela paciente?

A prática de relações sexuais é o cuidado que mais deve ter a atenção da mulher no período pós operatório. São recomendados de 30 a 40 dias de abstenção sexual, para que a região seja completamente cicatrizada e recuperada antes de poder passar por um contato íntimo novamente. O repouso total, inclusive de atividades profissionais, deve ser realizado por dois ou três dias e a prática dos exercícios físicos só deverá ser retomada após três semanas da realização da cirurgia.

A ninfoplastia pode ajudar a mulher a melhorar significativamente a sua qualidade de vida, assim como a qualidade das suas relações sexuais, devolvendo a essa paciente confiança, satisfação e sensação de prazer. Você já conhecia esse procedimento antes? Acredita que pode se beneficiar da realização desse tipo de cirurgia? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião conosco!

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Converse comigo