Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

O que usar no pós-operatório da mamoplastia?

Por: | 30 de novembro de 2015

Como todo pós-operatório, a mamoplastia requer cuidados que devem ser observados de perto pela paciente e por seu médico. Para o sucesso da cirurgia plástica e para evitar intercorrências (como infecção na cicatriz ou na prótese de silicone) durante a convalescença, é sugerido que a medicação seja seguida à risca, assim como sejam reduzidos os esforços físicos. São recomendados antibióticos e anti-inflamatórios, com devida prescrição do médico responsável.

Por isso, é essencial que a paciente realize a plastia da mama em período de férias ou recesso, quando pode haver um tempo de repouso prolongado de, pelo menos, 30 dias. Muitas candidatas à mamoplastia chegam ao consultório já com recomendação de uso de óleos, hidratantes e até medicamentos usados por conhecidas que já passaram pela cirurgia. Mas o que é necessário entender é que cada paciente é uma, portanto, seu organismo é quem vai ditar ao cirurgião quais produtos pós-cirúrgicos devem ser usados e por quanto tempo.

Ainda assim, há recomendações comuns a todo e qualquer paciente da mamoplastia, como:

  • evitar movimentar os braços em altura acima dos ombros.
  • dormir de “barriga para cima” por 30 dias, e não dormir de bruços por 90 dias.
  • trocar o curativo regularmente, usando gaze estéril.
  • evitar carregar peso e realizar atividades físicas no primeiro mês.
  • utilizar hidratante recomendado pelo cirurgião.
  • impedir que haja exposição ao sol por 90 dias.

Uma das indicações mais importantes à paciente é o uso de sutiã pós-cirúrgico nos primeiros 30 dias após a mamoplastia. Ou seja, nada de sutiãs velhos, folgados e de uso normal. É um sutiã especial para suportar o novo seio e permitir que o novo decote tenha resultado melhor do que o esperado.

Como escolher sutiã pós-operatório

O sutiã pós-mamoplastia não possui aro ou rendas. A priori, ele pode ser considerado feio, mas lembre-se: neste momento, o importante é aprimorar o resultado da sua mamoplastia. E principalmente: o sutiã pós-cirúrgico será usado apenas por 30 dias.

O uso do sutiã é primordial para que a prótese se mantenha no lugar durante a cicatrização e para que reduza o inchaço no local. No mercado, existem vários modelos de sutiã pós-operatório à venda, contudo, os mais indicados são aqueles com abertura frontal (para facilitar na hora de se vestir), com reforço abaixo do busto e alças reguláveis.

Para saber mais sobre mamoplastia, baixe o e-book “Quando fazer mamoplastia”. Ele é gratuito, e você pode ler no tablet, no smartphone, no notebook ou no desktop. Para baixá-lo, basta inscrever seu e-mail e, em menos de 3 minutos, você já pode começar a ler.

quando-fazer-mamoplastia

Leave a Reply