Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Qual a idade mínima para cirurgia plástica?

Por: | 8 de outubro de 2015

A cirurgia plástica é uma grande aliada da autoestima, trazendo benefícios estéticos e psicológicos para muitas pessoas. Porém, especialistas da área e até mesmo psicólogos avisam que para cada caso existe uma idade mínima, o que exige muito cuidado durante todo o processo.

Normalmente, cirurgias plásticas em crianças e adolescentes são realizadas apenas quando se tratam de questões diretamente ligadas à saúde. Não só pela importância que o procedimento tem ao longo da vida, mas também porque são de fases em que o corpo ainda está em desenvolvimento, apresentando inúmeras mudanças hormonais.

O crescimento natural do corpo

Essas mudanças que o corpo ainda está apresentando pode influenciar no resultado imediato ou a longo prazo de uma cirurgia plástica.

Em geral os médicos costumam avaliar o grau de crescimento do corpo e uma cirurgia como o implante de mama só é recomendado quando o corpo atinge 80% de seu crescimento total.

Para definir em que estágio do crescimento o corpo do paciente está, o especialistas analisam:

  • Idade óssea e estatura dos pais.
  • Idade óssea e estatura dos parentes de primeiro grau.
  • Idade da primeira menstruação (meninas).
  • Tratamento ortodôntico em curso e exames hormonais (meninos).

As Cirurgias estéticas mais procuradas

Assim como abordamos do texto “Procura por cirurgias plásticas cresce no outono”. Algumas cirurgias estéticas são mais procuradas pelas mulheres e segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgias plásticas (SBCP) os procedimentos estéticos mais procurados pelos jovens são

  • Implante de silicone
  • Lipoescultura
  • Correção de nariz
  • Correção de orelha
  • Diminuição da glândula mamária

Em geral, os três primeiros são os mais procurados entre as meninas e os 2 últimos entre os meninos.

A idade mínima para cada procedimento

Redução de mamas

Só deve ser feita após o desenvolvimento completo da mama, que normalmente ocorre após 4 anos da primeira menstruação e o ginecologista também deve ser consultado e é preciso avaliar se a situação atrapalha a respiração e a coluna.

Aumento de mamas

Também é recomendado ser realizado somente depois de 4 anos após a primeira menstruação. Um mastologista deve analisar se o paciente ainda está em desenvolvimento das glândulas mamárias.

Lipoaspiração

Pode ser realizado após os 16 anos, mas esse é um procedimento mais delicado e um psicólogo ou psiquiatra deve ser consultado para avaliar se o jovem não sofre nenhum transtorno de imagem corporal.

Cirurgia de nariz (Rinoplastia)

Responsável por o problema de septo que força o paciente a respirar pela boca, é aconselhado somente após os 15 anos, e se o paciente estiver fazendo uso de aparelho ortodôntico, é recomendação que a cirurgia seja realizada somente quando o tratamento for concluído.

Cirurgia de orelha (Otoplastia)

A orelha normalmente para de crescer entre os 5 ou 6 anos, por isso, ela pode ser realizada após essa fase, principalmente se a criança é vítima de bullying e tem sua interação social afetada devido a aparência da orelha.
Fatores psicológicos e exceções

Essas são idades que geralmente recomendamos como mínimas, mas cada caso deve ser avaliado cuidadosamente. Tanto pelos fatores físicos, como sociais e psicológicos.

Principalmente quando falamos de adolescentes, é preciso levar em consideração se tanto o corpo como a mente está preparada para lidar com a mudança que a cirurgia plástica irá trazer. Uma vez que pode ser uma mudança de longo prazo, não a cirurgia plástica não pode sob qualquer hipótese ser tratada com impulso e sem os profissionais especializados no assunto.

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Converse comigo