Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges

Toxina Botulínica

Se tem algo que está fora de nosso controle é o envelhecimento natural. Os anos passam, nossa pele muda, nosso corpo, cabelos e músculos. Mas a cirurgia plástica está cada vez mais avançada e com tratamentos focados na resolução desses pequenos incômodos.

Quando o assunto são as temidas rugas e linhas de expressão, a  toxina botulínica proporciona resultados incríveis, tanto que a procura no Brasil está cada vez maior por esse procedimento estético.

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica se difundiu no país e ficou bastante conhecida pelo nome de botox, que na realidade trata-se de uma marca fabricada pela empresa Allergan.

Na verdade, a toxina botulínica nada mais é do que um produto utilizado no tratamento das rugas.

Diariamente fazemos diversas expressões faciais que acabam nos gerando pequenas rugas e linhas de expressão. Com o passar dos anos, essas rugas vão se tornando mais profundas e permanentes.

Quando existe essa queixa e o paciente chega ao consultório se sentindo incomodado, pode ser recomendada a aplicação de toxina botulínica, que é aplicada nos músculos do nosso rosto com o objetivo de amenizar as rugas e linhas de expressão.

Quando estou em consulta com um paciente que se queixa de marcas no rosto, explico que também existem tratamentos mais duradouros, como as cirurgias plásticas faciais, que atuam em correções definitivas, mas os resultados com a aplicação de toxina botulínica são sempre muito satisfatórios.

Não fique mais com dúvidas, faça sua pergunta e o Dr. Daniel irá responder. É grátis!

Para quem a toxina botulínica é indicada?

Alguns sentimentos e sensações são vivenciados diariamente por todos nós, como chorar, rir, ficar triste, alegre ou zangado. Nesses momentos, as contrações dos músculos de nosso rosto formam vincos ou marcas na pele, resultando assim em rugas.

Sendo assim, a toxina botulínica é indicada para pessoas mais velhas ou que estão incomodadas com essas marcas de expressão, porém, é preciso ressaltar que as gestantes, lactantes ou pessoas com problemas neuromusculares, ou com infecção de pele no local de aplicação, não podem fazer o tratamento com toxina botulínica.

 As rugas também são ocasionadas por fatores como envelhecimento, ação da gravidade, exposição solar, má nutrição, tabagismo e genética.

Hoje, a toxina botulínica, complexo proteico de origem biológica, é o tratamento mais indicado para rugas e linhas de expressão. O produto foi descoberto há muitos anos, mas vem sendo utilizado nos tratamentos estéticos desde a década de 80.

Para que a toxina botulínica é indicada: 

  • Rugas
  • Pés de galinha
  • Rugas peri bucais
  • Rugas do pescoço e colo
  • Linhas nas testas
  • Elevação e vincos entre as sobrancelhas
  • Sorriso gengival

Aplicação da Toxina botulínica

A toxina botulínica tipo A é utilizada em procedimentos mais rápidos. Em pacientes mais sensíveis podem ser utilizados um creme anestésico ou até mesmo uma simples compressão com gelo.

A aplicação é realizada através de uma agulha muito fina em pontos específicos responsáveis pelos movimentos que causam as rugas.

Com pequenas doses, a toxina botulínica bloqueia a liberação de acetilcolina, neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos.

Como resultado, o músculo não recebe a mensagem de que deve contrair, levando as linhas de expressão a serem suavizadas.

No final do procedimento, o local da aplicação pode apresentar vermelhidão e pequenas manchas roxas que desaparecem em poucos dias, sendo assim, não se preocupe, pois o pós-procedimento é bem tranquilo.

Todavia, quem preferir, pode optar por usar bases e corretivos para amenizar as manchinhas depois do procedimento de toxina botulínica.

Pós-procedimento da aplicação de toxina botulínica e recomendações

A indicação que faço para meus pacientes que passam pela aplicação de toxina botulínica é que não massageie o local tratado, nem praticar atividades físicas muito intensas. Outra importante recomendação é não ficar deitado logo após o procedimento.

Procure seguir as instruções do seu cirurgião plástico.

Fazer uma cirurgia plástica é o sonho de muitas mulheres e homens também. Para a realização desse sonho devemos ser super cautelosos na escolha do cirurgião que fará essa transformação. Escolhi o Dr. Daniel Borges porque ele me passou muita segurança desde a primeira consulta. Me explicou detalhadamente como os procedimentos seriam feitos, com muita paciência. Ele é muito atencioso, cuidadoso e não gosta de deixar nenhuma dúvida, tanto no pré como no pós operatório. Fiz abdominoplastia e mastopexia com prótese com ele. Fiquei super satisfeita com o resultado! Se você procura um médico que se preocupa com o resultado que você espera, ele é o cara! Obrigada Dr. Daniel por transformar meu sonho em realidade!
Rebeca Ferreira Gonzaga Silva
Abdominoplastia e Mastopexia

Avanços e resultados mais naturais para o seu rosto

Devido aos avanços na área de estética, o tratamento com toxina botulínica proporciona resultados mais naturais, não deixando que o rosto do paciente pareça endurecido e com a expressão congelada.

Quem passa pela aplicação de toxina botulínica pode ver os resultados dentro de 48 horas após o a realização do procedimento, sendo que o efeito final em até duas semanas.

A respeito do efeito e do tempo de duração pode variar de acordo com o organismo de cada paciente, mas geralmente permanece por alguns meses.

A ação da toxina botulínica diminui aos poucos, mantendo o resultado da aplicação pelo tempo previsto. O procedimento pode ser repetido de acordo com a necessidade de cada paciente.

9 DICAS PARA A APLICAÇÃO DA
TOXINA BOTULÍNICA!

CHECKLIST- COMO ESCOLHER SEU
CIRURGIÃO PLÁSTICO

Não perca mais tempo, marque já!

É importante ressaltar que dependendo da avaliação, a combinação de toxina botulínica e preenchimentos faciais realizados em uma mesma sessão rejuvenesce a face com a mais harmonia.

Se você deseja saber mais sobre toxina botulínica, entre em contato com a nossa equipe de profissionais e agende uma avalição: telefone (31) 3646-2330, ou se preferir envie um whatsaap (31) 9960.8282

Sobre o Dr. Daniel Borges

O Dr. Daniel Borges, conceituado cirurgião plástico em Belo Horizonte. É preceptor do Hospital das Clinicas, hospital da UFMG. É especialista em aplicação de toxina botulínica BH, assim como em outras cirurgias plásticas muito pedidas em sua clinica de estética em Belo Horizonte, como: aplicação de toxina botulínica, mamoplastia redutora, abdominoplastia, implante de silicone, entre outras.

Clique aqui e marque já sua consulta!

Perguntas Frequentes 

O que é a aplicação de toxina botulínica?

O botox é o nome pelo qual a toxina botulínica ficou conhecida. Esse nome popular é, na verdade, a marca registrada da toxina produzida pelo laboratório Allergan. A bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo, é quem produz esse medicamento. Mas não há motivos para se preocupar: para uso estético, a toxina botulínica industrializada é purificado e usado em doses que não causam a doença.

Quais são as indicações?

A aplicação toxina botulínica é uma ótima alternativa para suavizar as chamadas rugas dinâmicas, aquelas que se tornam mais evidentes quando movimentamos os músculos do rosto. Elas geralmente aparecem na testa, na região entre as sobrancelhas e incluem os indesejados pés-de-galinha. No entanto, vale lembrar que a toxina butílica não é capaz de resolver todos os problemas de rugas, como é o caso do bigode chinês. Nesse caso, outros tipos de tratamentos são mais indicados.

Como é feita a aplicação de toxina botulínica?

A toxina botulínica é injetada na região a ser tratada por agulhas bem finas e em quantidades pequenas. Ainda que o uso de agulhas assuste algumas pacientes, a aplicação de toxina botulínica é um tratamento bastante simples. Não é preciso ter nenhum cuidado específico antes ou depois do procedimento.

Aplicar toxina botulínica dói?

A única dor que pode ser sentida é provocada pelas pequenas picadas de agulha, mas costuma ser suportável, já que as agulhas são bem fininhas. O tratamento é mais incômodo para as pacientes que têm medo de agulha ou que são mais sensíveis. Para evitar possíveis dores, muitos profissionais usam cremes anestésicos antes das aplicações.

Os resultados são imediatos?

Não. Os resultados da aplicação da toxina botulínica começam a surgir depois de uns três dias. Mas é após uma semana que a paciente observa o efeito final. Por isso, passada uma semana, é preciso retornar ao médico para que ele avalie o resultado e veja se retoques serão necessários.

Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?

Como qualquer tratamento estético, cada paciente reage de um jeito à toxina botulínica. Geralmente, os resultados duram entre quatro e seis meses. Depois desse período, os efeitos desaparecem por completo. A duração do efeito da toxina botulínica também depende da quantidade aplicada, mas quem define o quanto de toxina botulínica deve ser aplicada é o médico. E ainda que a paciente tenha gostado muito do resultado, é importante lembrar que os médicos recomendam, no máximo, duas aplicações por ano.

Quais são as contraindicações?

O tratamento toxina botulínica não é indicado para mulheres grávidas ou em amamentação e para pessoas com problemas neurológicos. A aplicação de não deve ser realizada caso haja qualquer tipo de infecção no local do tratamento. Também não é recomendado para os pacientes alérgicos a algum componente da substância.

A toxina botulínica tem efeitos colaterais?

É muito raro que a toxina botulínica cause efeitos colaterais. O que pode acontecer são dores de cabeça após a aplicação e o aparecimento de manchinhas roxas no local tratado. Um efeito que não é muito comum é a ptose palpebral, que deixa a pálpebra superior levemente caída. Mas a reação é temporária e costuma desaparecer depois de três semanas.

Corro o risco de ficar com a aparência “engessada”?

Muitas pessoas têm receio de fazer o tratamento com toxina botulínica com medo de ficarem com o rosto sem expressão. Isso só acontece quando quantidades inadequadas de toxina botulínica são aplicadas. Quem avalia a quantidade certa é o médico. É por isso que a aplicação deve ser feita com um profissional qualificado e experiente.

 

Clique aqui e marque já sua consulta!

Converse comigo