O que é o implante capilar e para quem ele é indicado?
A técnica de implante capilar pode ser realizada em pessoas que possuam uma quantidade suficiente de cabelos para serem reimplantados de uma área para a outra. Geralmente, os homens são os que mais sofrem com os problemas de queda de cabelo, sendo que a causa normalmente é de origem genética.
A causa mais comum da calvície masculina é a alópécia androgenética e quanto mais cedo se dá início da queda capilar, maior será a área calva.
A respeito da técnica utilizada, para nós cirurgiões plásticos, não existe uma técnica melhor do que a outra. Mas é importante ressaltar, e eu sempre esclareço isso durante a consulta com o paciente, que na cirurgia plástica de implante capilar não produzimos nenhum fio de cabelo, pois o objetivo é redistribuir os fios no couro cabeludo.
O transplante capilar na realidade é também conhecido como implante fio a fio, sendo que o procedimento permite utilizar os fios do próprio paciente, deixando assim o visual e o resultado muito natural.
Como é feito o procedimento de implante capilar?
Na cirurgia plástica de transplante capilar, nós retiramos as raízes do cabelo do paciente, transportando-as para as áreas onde ele sofre de calvície. Apesar do problema de calvície atingir muito mais os homens, o implante capilar também é feito para corrigir falhas em mulheres.
O enxerto capilar começa com remoção de uma pequena área do couro cabeludo com o intuito de recolher os fios sem danificá-los. Após a retirada, a região de onde os fios foram retirados é suturada e a cicatriz fica escondida dentro do cabelo.
Na área onde será recebida os fios são realizadas diversas incisões, porém, bem pequenas para que possamos posicionar cada unidade folicular. Dessa forma, quando ocorrer o processo de crescimento dos fios o cabelo irá acompanhar os traços naturais da região onde foi implantado.
Tudo depende do caso, mas algumas vezes é preciso realizar mais de uma sessão para que implante capilar fique de acordo com as necessidades do paciente.