Células-tronco geradas por lipoaspiração podem ser transformadas em vasos sanguíneos
A lipoaspiração é uma das cirurgias mais feitas no Brasil. A busca pelo corpo perfeito faz com que mulheres e homens eliminem a gordura localizada que tanto os incomoda. Além dos benefícios já conhecidos, a Associação Americana do Coração fez uma pesquisa que mostrou que células-tronco retiradas no procedimento podem ser transformadas em vasos sanguíneos.
Os vasos de pequeno diâmetro que são produzidos a partir da gordura retirada na cirurgia podem ser utilizados nos procedimentos de enxerto, como a ponte de safena. Atualmente, são usados vasos artificiais nessas cirurgias, mas com a nova descoberta isso deve mudar.
Os vasos artificiais possuem grande risco de coagulação. Por isso, que essa nova forma de fazer vasos de pequeno diâmetro é tão importante. O processo foi realizado da seguinte forma. Os pesquisadores transformaram as células-tronco em células de músculo liso, depois em uma camada muito fina de colágeno e por último elas se tornaram os pequenos vasos que se multiplicaram. A partir disto, eles já são considerados utilizáveis.