Algumas mulheres nascem com o formato da genitária diferente ou, pelos efeitos do parto e idade avançada, têm deformações nos lábios vaginais. Isso pode fazer com que uma mulher se sinta desconfortável, principalmente no ato sexual, ficando com a autoestima baixa. Uma solução que tem mudado a muda de muitas mulheres que sofrem com esse problema é a cirurgia íntima, que tem o objetivo principal de reparar a área vaginal ou rejuvenescê-la.
Recomenta-se que a cirurgia íntima seja realizada em pacientes maiores de 18 anos. Isso porque a partir desta fase, a vagina já não está mais em formação, o que é benéfico para o bom resultado do procedimento cirúrgico. Grande parte das mulheres que tem mais de 18 anos busca na cirurgia uma diminuição e simetrização dos pequenos lábios. Já a partir dos 50 anos, algumas mulheres querem aumentar os grandes lábios, isso porque as alterações hormonais derivadas da menopausa modificam a região.
Se você estiver considerando a cirurgia vaginal, as seguintes informações lhe darão uma compreensão básica dos procedimentos. Claro que pode não responder a todas suas perguntas, pois as dúvidas variam muito de cada paciente. No entanto, pergunte ao médico sobre qualquer coisa que você não entende.
O que acontece durante cirurgia íntima (ninfoplastia)?
A primeira conversa do paciente com o cirurgião deve definir claramente as expectativas e se a operação pode oferecer os resultados desejados.
Discussões minuciosas sobre as razões para querer a cirurgia íntima e a aptidão da paciente para este tipo de procedimento são muito importantes nesta fase. Por isso, é importante se certificar de que você tenha o máximo de informação necessária para fazer a escolha e certificar-se de que você receba respostas satisfatórias a todas as suas perguntas.
A paciente deve saber também que não existem razões pelas quais ela não deva realizar esta operação. Assim como qualquer outro procedimento, antes de realizar a cirurgia íntima, você normalmente será convidada a assinar um termo de consentimento. O médico também fará fotografias, como forma de registrar um “antes e depois” da cirurgia.
Anestesia da ninfoplastia
A cirurgia íntima é geralmente realizada sob anestesia geral. Em alguns casos, também pode haver uma alternativa utilizando um anestésico local e sedação.
O aconselhamento pós-operatório pode incluir:
- Usar todos os analgésicos requeridos.
- Entrar em contato com o cirurgião imediatamente se detectar quaisquer sinais de infecção ou se tiver sangramento ou dor.
- Evitar exercícios vigorosos por duas a quatro semanas.
- Evitar relação sexual por um período de quatro a seis semanas, dependendo do tipo e extensão da cirurgia.
- Evitar roupas íntimas apertadas, como calças legging e jeans durante uma a duas semanas e escolher calcinhas confortáveis.
- Evitar o uso de absorventes internos nas primeiras seis semanas após a cirurgia.