A procura pela chamada cirurgia íntima tem crescido cada vez mais no Brasil. Tanto que até famosas já realizaram o procedimento, que tem como finalidade diminuir os pequenos lábios vaginais. Essa cirurgia plástica é também denominada de ninfoplastia ou labioplastia.
Devido à popularidade desse tipo de cirurgia plástica nos últimos anos, muitas pacientes têm procurado o consultório para uma avaliação, uma vez que o mais comum é que as mulheres queiram se sentir bem com seu corpo de forma completa.
E é exatamente isso que a cirurgia íntima feminina tem feito: ajudar mulheres a se sentirem mais confiantes e a conquistarem uma vida sexual mais plena.
O que é a Cirurgia íntima? Para quem ela é indicada?
A cirurgia íntima feminina atua na redução dos grandes lábios vaginais, diminuindo o tamanho e também a flacidez devido ao excesso de pele.
Quando existe esse tamanho diferenciado, aliado à flacidez, a região genital sofre uma espécie de distorção estética, causado assim incomodo e constrangimento a algumas mulheres.
Esse procedimento é indicado para pacientes que se sentem incomodadas e que sofrem devido ao tamanho e aspecto dos grandes lábios vaginais, sendo que a cirurgia íntima atua na redução, deixando-os mais harmoniosos e sem flacidez.
É uma cirurgia rápida e a paciente recebe uma anestesia local com sedação, ou a peridural, tudo vai depender do acordo com o anestesista e daquilo que for melhor para a paciente. Geralmente, a paciente recebe alta no mesmo dia da realização da cirurgia íntima feminina, mas ela será orientada pelo cirurgião para ter os cuidados no pós-operatório.
É importante ressaltar que os pequenos lábios têm o seu desenvolvimento completo depois da puberdade, sendo assim, não existe uma idade mínima para fazer a cirurgia íntima feminina, mas é preciso primeiramente respeitar o desenvolvimento natural da mulher.
O papel do cirurgião plástico durante o procedimento da cirurgia íntima feminina é diminuir o tamanho e o excesso dos pequenos lábios. Ou seja, não é retirar os pequenos lábios, uma vez que eles tem uma importante função que é proteger a vagina.