Otoplastia auxilia a autoestima em várias fases da vida
Orelhas com aparência excessivamente para fora da cabeça podem ter um impacto negativo sobre a autoestima de uma pessoa, seja ela uma criança ou um adulto. Por meio da otoplastia, as orelhas proeminentes podem ser corrigidas em qualquer idade após os seis anos – cedo o suficiente para evitar os efeitos psicológicos do bullying. Muitos adultos escolhem se submeter à otoplastia para melhorar a autoconfiança e serem mais satisfeitos com a aparência de seu rosto como um todo.
Na maioria das vezes, em adultos, a cirurgia é realizada com anestesia local (os pacientes não são colocados para dormir), enquanto as crianças precisam ser colocadas para dormir durante o procedimento.
Durante a otoplastia, a cartilagem da orelha de forma anormal é reparada para criar uma orelha com aparência natural, e uma relação equilibrada entre a cabeça e a orelha é estabelecida. Este procedimento geralmente deixa cicatrizes atrás da orelha quase imperceptíveis.
A maioria dos pacientes do Dr. Daniel Borges vão para casa confortavelmente após o procedimento, e volta a uma rotina normal dentro de uma semana. Um curativo colocado na cabeça protege as orelhas, e pode ser removido em um ou dois dias após o procedimento. No entanto, os pacientes são convidados a usar uma faixa na cabeça ao dormir a noite durante seis semanas após a cirurgia.
Recuperação
Os pacientes precisam evitar a atividade física intensa durante uma semana após a cirurgia, e é importante evitar também a manipulação agressiva ou trauma no ouvido durante seis semanas após a cirurgia. Crianças são restritas a ir para a escola, academias de ginástica ou a praticar esportes durante duas semanas, a fim de auxiliar no processo de cicatrização.