Alexa
CONTATO: (31) 3586-2246 | WHATSAPP: (31) 99960.8282
Dr Daniel Borges

A importância da drenagem linfática

Por: | 15 de março de 2017

Todos os pacientes que passam por um procedimento cirúrgico precisam seguir alguns cuidados básicos para que a recuperação ocorra mais rápido. Entre essas indicações, uma delas pode ser o tratamento com drenagem linfática. E é exatamente sobre o tema que quero tratar neste artigo.

Nosso organismo é de uma complexidade tão grande que seríamos incapazes de criar uma máquina tão completa. Ele sabe se defender no momento certo e é capaz de expulsar aquilo que não é bem-vindo.

Na cirurgia plástica, por exemplo, o sistema linfático age como uma manobra de defesa do organismo ao constatar que houve um ferimento, provocado pela incisão e todo o procedimento cirúrgico. É exatamente por isso que a drenagem é importante após uma cirurgia, pois ela ajuda neste trabalho para mandar embora os líquidos acumulados, diminuindo assim o inchaço.

Mas afinal, o que é e como funciona o sistema linfático?  

O sistema linfático é composto por um aglomerado de vasos que se espalham paralelamente aos vasos sanguíneos, e têm como função transportar glóbulos vermelhos e plasma em regiões afetadas por um trauma.

Como explicamos anteriormente, após um procedimento cirúrgico, devido a incisão que foi realizada, o sistema linfático entra em ação para se defender do ferimento que acabou sendo provocado pela cirurgia.

Quando o sistema entra em ação, é comum o surgimento de hematomas, na região operada. E para ajudar na recuperação mais eficaz e rápida, a drenagem linfática se torna um tratamento indispensável antes e após a cirurgia.

Algumas clínicas, inclusive, já oferecem o tratamento de drenagem linfática depois que o paciente realizou a cirurgia, facilitando assim sua locomoção, assim como todo o processo de recuperação.

Apoio na recuperação

Ao contrário do sistema circulatório, em que o coração bombeia o sangue, o sistema linfático tem um deslocamento provocado pela própria musculatura do corpo. Dessa forma, a linfa, que é o fluido que se acumula nas regiões operadas, tem uma circulação lenta, podendo assim levar a inchaços e hematomas.

A função da drenagem linfática, que é feita manualmente como um tipo de massagem, é acelerar esse processo e permitir que haja um encaminhamento mais rápido de substâncias que ajudam na cicatrização sem acúmulos que causam desconforto.

Acompanhamento médico

A drenagem linfática deve ser acompanhada de perto pelo cirurgião plástico, podendo ser executado por esteticistas ou fisioterapeutas. O número de sessões depende do grau de complexidade da cirurgia plástica.

É recomendado que a drenagem linfática seja feita em todo o corpo, pois acelera o funcionamento do sistema e potencializa a circulação na região operada.

Outra informação importante a se atentar é que uma drenagem linfática correta e bem aplicada não machuca e muito menos deixa hematomas.

Por ser um tipo de massagem, não há necessidade de uso de sedativos ou anestésicos. A recomendação dos especialistas é que, após a cirurgia, o paciente receba o tratamento a cada três dias para garantir melhores resultados e diminuir riscos de complicações no pós-operatório.

Mas tudo vai depender de cada caso, e isso será o seu cirurgião plástico que deverá indicar ou não a necessidade de drenagem linfática. Sendo assim, é essencial que todo paciente siga as recomendações do pós-operatório para que a recuperação ocorra da melhor maneira possível.

Viu como a drenagem linfática pode ser essencial para se recuperar de uma cirurgia plástica?

Deseja esclarecer outras dúvidas sobre cirurgia plástica ou drenagem linfática? Entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta. Nós podemos ajudar você a realizar o sonho da cirurgia plástica!

Nosso telefone é o (31) 3646-2330, ou se preferir envie um WhatsApp (31) 9960.8282. Estamos localizados na Av. do Contorno, 4747, LifeCenter, Sala 1113 – 30110-090 – Belo Horizonte.

 

 

Related Post

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.