Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Aplicação de toxina botulínica aos 30 anos: pode?

Por: | 22 de novembro de 2016

Percebo na minha rotina de cirurgião plástico que as mulheres estão começado a se cuidar cada vez mais cedo quando o assunto é prevenir as linhas de expressão.

Até porque, sempre digo que a ausência de cuidados essenciais à pele na juventude faz com que o surgimento das rugas aconteça cada vez mais cedo. E, mesmo quando há a consciência sobre a manutenção de uma pele viçosa e bonita, a musculatura por si só já tende a enrugar.

Muitas jovens têm procurado os consultórios de cirurgia plástica com a seguinte dúvida: será que posso fazer aplicação de toxina botulínica mesmo com apenas 30 anos? A resposta é sim, pode!

O que é toxina botulínica?

Mais conhecida como botox, a toxina botulínica é indicada para amenizar rugas de expressão facial. Mas engana-se quem acredita que a aplicação do medicamento pode ser realizada apenas a partir dos 40 ou 50 anos. Até mesmo como medida de prevenção, muitas jovens de 30 anos estão buscando o procedimento para deixar a pele sempre lisinha, prolongando assim a aparência jovem.

Esse procedimento foi até denominado de “botox preventivo”, que tem ajudado mulheres mais jovens a levantar determinadas áreas, como testa e sobrancelha, assim como prevenir o surgimento das temidas rugas.

O crescimento de pessoas com idade entre 24 e 30 anos usando toxina botulínica comprova que o medicamento também pode ser indicado para prevenir o surgimento das linhas de expressão, assim como os terríveis pés de galinha. Ou seja, em vez de esperar chegar à idade avançada e buscar o rejuvenescimento, a aplicação de toxina botulínica pode ser uma grande aliada para quem deseja retardar o aparecimento de rugas.

Consulta médica é essencial para avaliar cada caso

email3

Alguns especialistas não veem problema na aplicação preventiva da toxina botulínica a partir dos 25 anos, onde geralmente pode ser feita a primeira aplicação.

Porém, sempre é importante ressaltar que cabe a cada cirurgião plástico avaliar de forma individualizada, através de diálogo e consenso para que as expectativas da paciente sejam atendidas.

Geralmente, pessoas por volta dos 30 anos e com forte predisposição genética para a formação de rugas, podem iniciar a aplicação de toxina botulínica com intervalos de um ano.

Neste caso, a toxina botulínica previne o aparecimento de vincos faciais em até 10 anos. Porém, é essencial ressaltar que esse tratamento preventivo só deve ser realizado quando a paciente já apresenta, em repouso facial, alguns sinais e linhas de expressão.

Sendo assim, a prevenção só pode ocorrer a partir de rugas já existentes e, todavia, é essencial uma avaliação médica para determinar se o tratamento deve ou não ser realizado pelo cirurgião plástico.

Pessoas com pele fina, por exemplo, costumam ver suas rugas surgirem antes dos 30 anos. Já quem possui pele espessa é sugerido deixar para iniciar a aplicação da toxina botulínica aos 40 anos.

Envelhecer e hábitos do cotidiano

Infelizmente envelhecer faz parte dos efeitos do tempo, e isso nós não temos como controlar. Podemos dizer que nossas rugas, por exemplo, são formadas todos os dias, uma vez que diariamente ficamos tristes, alegres, algumas vezes rimos e choramos… E é exatamente essas expressões, devido às contrações musculares, que vão formando as rugas e pés de galinha.

A boa notícia é que a toxina botulínica é um procedimento bastante simples, e com risco muito baixo. Porém, lembre-se que o procedimento, para evitar danos, deve ser realizado por profissionais capacitados.

A má aplicação pode causar paralisias locais temporárias e, sendo assim, o melhor caminho é buscar apoio de um profissional experiente e que tenha conhecimento na área.

O profissional responsável pela administração da toxina botulínica saberá indicar a quantidade da substância e os locais mais tendenciosos à ruga.

Você gostaria de fazer um tratamento preventivo de toxina botulínica? Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

Nosso telefone é o (31) 3646-2330, ou se preferir envie um WhatsApp (31) 9960.8282. Estamos localizados na Av. do Contorno, 4747, LifeCenter, Sala 1113 – 30110-090 – Belo Horizonte.

capa-para-facebook

Related Post

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Converse comigo