Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Cirurgia de Otoplastia: o que é? Como é feita?

Por: | 25 de julho de 2016

A deformidade na curvatura das orelhas pode se tornar um verdadeiro problema para muitas crianças e adultos. Conhecida popularmente como orelhas de abano, estima-se que o problema atinja 5% das crianças. Mas a medicina tem uma solução relativamente simples: a cirurgia de Otoplastia.

De origem genética, a deformidade na curvatura das orelhas pode causar sérios problemas de autoestima, principalmente em crianças na fase escolar, devido ao bullying.

 Para quem é indicada?

A cirurgia de Otoplastia é indicada para crianças acima dos 7 anos de idade, cuja a borda e curvatura das orelhas são muito afastada do crânio, causando assim a orelha de abano. Porém, é possível fazer também mais tarde, em adolescentes e adultos.

Inclusive, já falamos aqui no blog sobre a Otoplastia que pode ser realizada em crianças que sofrem de bullying na escola.

 Conhecendo um pouco mais sobre a anatomia das orelhas

Constituída por cartilagem, a orelha possui relevo bem particular, sendo que a borda lateral elevada é chamada de hélice. Já a parte superior da orelha, levemente curvada, se chama escafa, seguda a anti-hélice. Em contato com a cabeça, o fundo da orelha temos a concha, e a parte onde usamos brinco é o lóbulo.

É devido à má formação da anti-hélice associada ao aumento da concha pode acarretar em orelhas proeminentes. E, para isso, a solução está na correção realizada pela cirurgia de Otoplastia.

A função desse procedimento estético é corrigir as orelhas, proporcionando um aspecto mais natural e harmônico.

Consulta, exames e pré-operatórios

Para realizar a cirurgia, é preciso agendar primeiramente uma consulta com um cirurgião plástico que poderá avaliar o paciente, e solicitar exames laboratoriais.

A idade ideal para realização da cirurgia de Otoplastia é quando a criança completa 6, 7 anos, ainda na fase pré-escolar, quando a orelha já concluiu sua fase de formação.

Qualquer pessoa pode realizar a cirurgia plástica, desde que esteja em boas condições de saúde. O médico irá solicitar exames, como raio X, hemograma, eletrocardiograma, entre outros.

O paciente será orientado sobre como deve proceder dias antes da cirurgia, e é necessário que seja informado sobre qualquer uso de medicamento ou qualquer outra informação a respeito da saúde e bem-estar. É preciso fazer jejum absoluto de oito horas.

Como é o pós-operatório?

A cirurgia de Otoplastia é bem simples e o retorno as atividades ocorre rapidamente, dentro de alguns dias. É preciso ter atenção e pequenos cuidados com o curativo, cicatrização, uso de medicação na hora correta, entre outros. Isso é fundamental que você siga corretamente, conforme orientações do cirurgião, para que possa voltar às suas atividades o quanto antes.

Fique atento a outras recomendações particulares que o seu médico poderá orientar, como evitar exposição ao sol e retorno às atividades físicas. O pós-operatório requer muita atenção e paciência, mas dentro de alguns meses, será possível ver o resultado mais natural e definitivo da cirurgia de Otoplastia.

A cicatriz da cirurgia de Otoplastia é bem discreta e fica escondida atrás da orelha.

Fique atento ao comportamento do seu filho, pois a fase escolar é uma das mais delicadas e que pode mexer com a autoestima da criança, principalmente em casos de bullying. Para crianças que sofrem devido ao problema de orelha de abano, cirurgia de Otoplastia pode ser o caminho para proporcionar uma vida normal, resgatando a autoestima.

Quer receber outras informações e tirar dúvidas sobre a Otoplastia? Entre em contato e marque uma consulta com o Dr. Daniel Borges no telefone (31) 3646-2330.

Capa-Facebook

Converse comigo