BLOG

Cirurgia plástica: hospital ou clínica?

By: | Tags: , , , , , , | Comments: 0 | junho 22nd, 2017

Como aqui no Brasil a preocupação com a aparência é algo bastante comum, a cirurgia plástica tem se tornado cada vez mais constante.

Muitos que sonham em mudar algo no corpo, têm dúvida sobre onde realizar a cirurgia plástica, em hospital ou clínica. E é isso que quero conversar com vocês neste artigo!

Mesmo em tempos de crise como estamos vivenciando agora, realização de a cirurgia plástica tem aumentado cada vez mais.

A procura é grande e os dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética aponta que o país perde apenas para os Estados Unidos, o grande campeão em número de cirurgias realizadas.

Aqui no Brasil, a cirurgia mais procurada é a lipoaspiração, afinal, de fato o acúmulo de gordura localizada é algo bastante incomodo e que tem levado muitos aos consultórios de cirurgia plástica.

Homens e mulheres estão se tornando cada vez mais vaidosos, e a cirurgia plástica deixou de ser um tabu em nossa sociedade, que tem deixado o preconceito para trás. O que é justo, haja vista que o indivíduo deve ter poder sobre o seu corpo e permitir se amar.

Porém, embora o primeiro motivo da busca pela cirurgia plástica seja uma melhora na aparência e aumento da autoestima, ela também está relacionada à qualidade de vida. Muitas plásticas realizadas atualmente são opção de restabelecimento da saúde física e emocional.

E exatamente por tamanha importância, é preciso elucidar mais sobre uma dúvida que acomete muitas pessoas:

Qual o lugar ideal para fazer cirurgia plástica: em hospital ou em clínica?

Essa é uma decisão que impacta até mesmo na escolha do seu cirurgião plástico.

Devido ao crescimento dos procedimentos estéticos, tem se tornado bastante comum também em clínicas. De fato, isso tem sido benéfico para agilizar determinadas demandas, especialmente as pequenas cirurgias, como otoplastia, tratamentos anti rugas, entre outros.

Uma grande vantagem levantada sobre esses tipos de procedimentos realizados em clínicas se deve ao conforto do local, além de ser muito mais reconfortante para pacientes que possuem trauma de alas hospitalares.

Porém, cirurgia plástica não é um procedimento de baixa complexidade, por isso, necessita de estrutura e equipamentos de um centro especializado.

Por isso, cabe ao próprio profissional sugerir um ambiente equipado para reverter eventuais assistências emergenciais. O avanço tecnológico da plástica e a especialização profissional da área são considerados pontos positivos para a redução de riscos cirúrgicos, que correspondem a uma porcentagem mínima.

Outro fator que precisa ser enfatizado é que o organismo de cada indivíduo é diferente, portanto, nada garante que não seja necessário suporte hospitalar durante a cirurgia.

Há casos em que a complicação se dá por reação à anestesia, por sangramentos incontroláveis e pelo histórico de pressão arterial. Pode não parecer, mas são casos em que equipamentos hospitalares e a equipe médica são determinantes para a manutenção da saúde do paciente.

Levando isso em consideração, a própria Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica se posiciona a favor de intervenções plásticas em hospitais.

“Apenas pequenos procedimentos cirúrgicos devem ser realizados em clínicas, desde que sejam devidamente aparelhadas e seguras. Cirurgias de médio e grande porte devem ser realizadas em um hospital, para a segurança do paciente e também do profissional, já que em caso de complicações é muito importante contar com uma boa infraestrutura”.

Portanto, caso o seu cirurgião plástico atenda em clínica, averigue junto a ele quais os procedimentos tomados para o caso de emergências, se certifique quanto à estrutura local e sobre transporte de transferência para hospitais de referência.

Venha conhecer nossa clínica

Gostaria de esclarecer outras dúvidas sobre a cirurgia plástica? Entre agora mesmo em contato com a nossa equipe. Se você mora em Minas Gerais e procura um especialista em cirurgia plástica em BH, venha conhecer nossa clínica!

Nosso telefone é o (31) 3646-2330, ou se preferir envie um WhatsApp (31) 9960.8282. Estamos localizados na Av. do Contorno, 4747, LifeCenter, Sala 1113 – 30110-090 – Belo Horizonte.

 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Quero agendar minha consulta