Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Cirurgia plástica no ciclo menstrual

Por: | 12 de dezembro de 2016

Você que é mulher, sabe bem quando a ansiedade aperta, vem uma vontade de comer doce, uma angústia seguida de uma raiva incontrolável… Então, você se lembra da data no calendário; é a sua menstruação chegando.

Neste artigo, quero conversar com você sobre uma dúvida bastante frequente de algumas pacientes sobre se pode ou não fazer cirurgia plástica no durante o ciclo menstrual.

Será que este período especial da mulher é de fato um impedimento para a realização do procedimento? A verdade é que a menstruação não deve ser um fator negativo para as mulheres desmarcarem compromissos, ou deixarem de praticar esportes ou qualquer outra atividade.

E na cirurgia plástica não é diferente. Apesar da TPM e o ciclo menstrual trazerem bastante desconforto para algumas mulheres, realizar o procedimento cirúrgico é totalmente seguro.

Ansiedade e estresse antes da cirurgia plástica

 mulher-menstruadaVocê já leu em outros artigos aqui do blog que a primeira etapa para a realização de uma cirurgia plástica é o agendamento da consulta. Entre a fase de conversa com o cirurgião plástico, a realização dos exames e a data de realização do procedimento, muitas mulheres, o que é absolutamente normal, ficam ansiosas e até mesmo um pouco estressadas.

Quando isso ocorre, é bastante comum o ciclo menstrual antecipar, coincidindo com o dia da cirurgia plástica. Mas fique tranquila, isso não será impedimento para a realização do procedimento. Porém, se você e seu cirurgião puderem agendar a data da cirurgia de forma que não coincida com o seu ciclo menstrual, melhor.

Assim como os procedimentos estéticos, as cirurgias eletivas também podem ser realizadas de forma segura na fase da menstruação.

Segurança acima de tudo

Eu como cirurgião plástico, posso notar a satisfação das minhas pacientes quando finalmente agendamos a data da cirurgia. Para elas, é a realização de um sonho que está a caminho, e o mais importante no meio disso tudo é garantir a integridade física e mental de cada uma delas.

Passar pelo procedimento cirúrgico é poder resgatar a autoestima que muitas vezes se perde em meio a algumas insatisfações com o corpo. Por isso, o que quero deixar claro para você é que, independente do ciclo menstrual coincidir ou não com a data, o mais importante é constatar através dos exames laboratoriais que a mulher está em plenas condições de saúde.

Outro mito que gostaria de esclarecer é que fazer cirurgia plástica no ciclo menstrual pode trazer risco de infecção. Isso não é verdade. Se a paciente tiver uma boa saúde e fluxo saudável e normal, ela poderá fazer o procedimento cirúrgico de forma segura.

É importante ressaltar, como falamos anteriormente, que a antecipação do fluxo menstrual pode ocorrer devido a alterações hormonais que surgem com a ansiedade e estresse, aumentando assim a dopamina adrenalina e noradrenalina.

Tire todas as suas dúvidas com seu cirurgião plástico

Geralmente, o dia da cirurgia plástica é escolhido em conversa com a paciente e o médico, onde ambos levam em conta a rotina da paciente, datas comemorativas e agenda.

Nesse momento, aproveite para esclarecer dúvidas e ir para a sala de cirurgia com mais tranquilidade. Você viu que é possível operar em todas as fases do ciclo menstrual sem causar nenhum tipo de problema para as mulheres.

É totalmente seguro realizar a cirurgia plástica no ciclo menstrual caso seus exames do pré-operatório apresentem bons resultados a respeito do seu estado de saúde.

Quer esclarecer outras dúvidas sobre cirurgia plástica no ciclo menstrual? Agende uma consulta e venha fazer uma visita em nossa clínica.

Nosso telefone é o (31) 3646-2330, ou se preferir envie um whatsaap (31) 9960.8282. Estamos localizados na Av. do Contorno, 4747, LifeCenter, Sala 1113 – 30110-090 – Belo Horizonte.

capa-facebook

Related Post

Converse comigo