Dicas de higiene do hospital para casa

By: | Tags: , , | Comments: 0 | agosto 9th, 2017

Muitas vezes, em casa, pode até parecer muito difícil manter toda a higiene de um hospital durante o período do pré e do pós-operatório, mas é essencial tentar manter-se sempre limpo(a) e seco(a) após receber a alta, não apenas de uma cirurgia plástica, mas de qualquer procedimento hospitalar.

Uma simples lavagem com água morna e sabão neutro já é o suficiente para ajudar a manter os germes e bactérias longes da área operada. O paciente também pode pedir para que as pessoas que estiverem por perto ou forem visitá-lo lavem as mãos antes de qualquer contato direto com a sua cama ou área de repouso.

Como você pode perceber os cuidados com a higiene não devem apenas começar e terminar dentro de um hospital, pois há muitos outros procedimentos que os pacientes podem e devem fazer em casa para ajudar a prevenir uma infecção e a proliferação de germes e bactérias.

Já as cicatrizes podem causar um pouco de coceira, e isso é normal, mas os pacientes devem evitar coçar a todo custo. Não só por causa da inserção de bactérias na ferida, mas para não afetar a cura da cicatriz e a forma como os pontos seguram o ferimento.

Os pacientes também não devem retirar os pontos por conta própria, pois somente o cirurgião pode dizer quando a ferida já está cicatrizada e a remoção dos pontos pode ser feita de forma que não gere transtornos.

A importância de manter a higiene para prevenir uma infecção pós-cirúrgica

Contrair uma infecção após um procedimento cirúrgico pode comprometer seriamente a recuperação e a saúde do paciente, além de colocar em risco o sucesso do resultado da cirurgia. Portanto, os cuidados com a higiene são fundamentais para ajudar a prevenir essas eventuais complicações pós-operatórias.

As formas mais simples de se prevenir uma infecção pós-operatória estão em fazer com que a ferida não seja comprometida pelo toque ou interferência das mãos ou por superfícies que tenham bactérias.

Caso o paciente se sinta tentado a dar uma olhada em sua ferida para ver a cicatriz, pode acabar expondo o local a bactérias e germes. Sendo assim, a troca de curativo garante que o local continue limpo e deve ser realizada apenas por uma pessoa treinada e segundo a orientação do médico, para que ela possa manter a área limpa e higienizada.

Higiene Pessoal

Sempre que possível, os pacientes podem utilizar os seus próprios produtos de higiene, tomar banho diário (com sabonete neutro), lavar as mãos constantemente, utilizar pomadas ou cremes indicados pelo médico, estar sempre com roupas limpas, cuidar da higiene do ambiente etc. Caso o paciente tenha alguma dúvida, o cirurgião deverá prestar toda a assistência de informações sobre a higienização pós-cirúrgica.

Converse com o Dr. Daniel Borges e fique por dentro de todo o procedimento correto para a higienização após sua cirurgia. É fundamental obter uma ajuda profissional para que a limpeza e a higienização da área a ser tratada seja feita de maneira correta.

Gostou das dicas e quer saber mais? Deseja realizar alguma cirurgia plástica mas não sabe quem procurar?  Basta ligar no número 31 – 3646-2330 ou mandar uma mensagem para o atendimento via WhatsApp no número 31 – 99960-8282.

O Dr. Daniel Borges atende no Hospital Life Center, localizado na Avenida do Contorno, número 4747, em dois horários. Das 9h às 12h, e também das 13h30 às 18h.

Acesse também o site e baixe gratuitamente os E-books que podem te ajudar muito a entender mais sobre vários procedimentos estéticos. Não perca mais tempo e venha realizar o procedimento estético dos seus sonhos.