Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Dicas para cuidar da sua autoestima

Por: | 5 de dezembro de 2016

Muito se ouve falar em autoestima, porém poucas pessoas sabem colocar em prática o hábito do autocuidado. Acredito que, para cuidar e valorizar a autoestima, é necessário corrigir certos hábitos e, neste artigo, vamos te dar algumas dicas para ajudar você a cuidar da sua autoestima.

Não tem jeito: a autoestima tem que ser cativada e cuidada dia após dia e, sabe quem é o único responsável por mantê-la? Nós mesmos! Sim, se amar, se permitir, se dar carinho, se comprar um presente, dizer não quando achar necessário dizer não, dizer sim quando é necessário dizer sim, não se sabotar e  sempre se permitir.

Ao propagar esses tipos de comportamento, podemos afirmar que estamos começando a cuidar de verdade da nossa autoestima, que envolve não somente os cuidados estéticos, mas uma mudança em nosso comportamento.

Se amar, respeitar e se aceitar: as primeiras dicas para cuidar da sua autoestima

Há momentos em nossa vida que estamos nos sentindo para baixo, mas acredite todos nós passamos por situações difíceis. São fases da vida, e ninguém está imune.

É importante ter em mente que todos somos seres humanos e não devemos nos exigir demais, pois a cobrança e autocrítica são inimigas da autoestima. Seja leve e releve, saiba dizer não e se aceite acima de tudo!

Tente sempre se animar a se evolver em projetos pessoais que considera importantes. São essas pequenas coisas que fazem a gente se perceber e notar nosso valor, independentemente de receber algo financeiro em troca. O bem-estar começa no pensamento positivo.

Um exercício bastante interessante é anotar e fazer listas das coisas que você mais gosta, e de projetos que sonha em realizar. Se você gosta de escrever, que tal anotar o que gosta em você, o que deseja melhorar, suas qualidades. Converse com si mesma, experimente uma roupa bacana, sonhe, sempre se deixe sonhar!

Dica de livro

Há um livro que traz muitas dicas para cuidar da sua autoestima, “ Quando me Amei de Verdade”, é um exemplo do que estamos lendo aqui. Porque nasceu por acaso. Kim McMillen escreveu num caderninho suas reflexões sobre a vida, e sua filha, Alison, fez uma edição artesanal para presentear alguns parentes e amigos.

“Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E, então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome, autoestima.”

Evite esses 6 hábitos que acabam com a sua autoestima

  • Buscar aprovação o tempo todo
  • Se comparar com os outros
  • Esperar demais
  • Excesso de competitividade
  • Guardar rancor
  • Manipular as pessoas

Compreendendo a nossa imagem

compreendendo nossa imagemÉ interessante observar a questão da autoestima nos dias atuais, principalmente devido a massificação da mídia em relação aos padrões considerados “certos” de beleza.

A nossa autoestima está relacionada com imagem que temos de nós mesmos. Pode começar com uma insatisfação com o corpo, por exemplo, onde começamos a nos sentir inadequados.

Uma boa autoestima se constrói no dia a dia, mudando a forma de pensamento e cuidando da gente da maneira que nos convém. Alguns encontram soluções nas cirurgias plásticas e passam a se sentir ótimas.

Outras trabalham e investem no autoconhecimento, este também um rico caminho para cuidar autoestima. Mas o importante é a valorização pessoa, se notar e se perceber enquanto pessoa.

Dicas para cuidar da sua autoestima

  • Mentalize sua melhor versão
  • Não se cobre tanto
  • Invista em projetos pessoais e que lhe dão prazer
  • Reserva uma hora do seu dia para cuidar de você
  • Defina metas para realizar um projeto ou algo que você sonhe
  • Cuide das pessoas ao seu redor
  • Troque pensamentos negativos por positivos

E você, tem algum exercício especial que faça para cuidar da sua autoestima? Compartilhe conosco e deixe aqui nos comentários.

capa-para-facebook

Related Post