Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Drenagem linfática: o que é e como é feita?

Por: | 14 de agosto de 2017

A drenagem linfática é um dos procedimentos estético mais populares e procurados em todo o mundo. Ela é utilizada para objetivos variados, pois trás diversos benefícios aos pacientes que desejam se submeter ao procedimento.

Embora seja um procedimento muito comum, a drenagem linfática não é tão antiga assim, ela foi criada em 1932 pelo Dr. Emil Vodder, um terapeuta da Dinamarca, juntamente com sua esposa, que contribuiu muito para o aperfeiçoamento e desenvolvimento do processo cirúrgico.

Com o tempo, a técnica foi aprimorada ainda mais, até chegar aos resultados que conhecemos hoje. Com a drenagem linfática, as toxinas e líquidos que o paciente possui em excesso no organismo são retirados e a maioria sai através da urina. Por este motivo, é importante que, quem for fazer as sessões, hidrate seu corpo corretamente com líquidos e alimentos leves como frutas frescas.

Mas o que é a drenagem linfática?

Basicamente a drenagem linfática é um tipo de massagem. Através da realização do procedimento, o sistema linfático trabalha com maior velocidade e eficácia. Esse resultado é bom para o ser humano por diversos os motivos, pois é recomendado para melhorar a circulação do sangue, eliminar celulites, acabar com inchaços causados por retenção de líquidos, má alimentação e excesso de gordura, e consequentemente ajudar no processo de emagrecimento e principalmente auxilia no pós operatório de algumas cirurgias plásticas.

Para quem pretende iniciar um processo de emagrecimento, é necessário ressaltar que sozinha, a drenagem linfática não é o procedimento mais indicado, pois ela apenas fará com que o excesso de líquidos saia do corpo.

Para que a drenagem linfática tenha resultados satisfatórios, o recomendado é que o paciente siga uma dieta e pratique exercícios físicos regulares e aeróbicos, como musculação e demais exercícios que auxiliem na queima de calorias.

Também é recomendado nestes casos que se faça ao menos quatro sessões por semana. Como já havíamos comentado, ela também pode é necessária no pós-operatório de algumas cirurgias plásticas como é o caso da abdominoplastia, pois ajuda no processo de recuperação e na eliminação de líquidos que o corpo pode acumular no período pós operatório, causando inchaço.

Mas antes de buscar por um massagista, converse com seu médico para que ela possa te dar as orientações necessárias no processo.

Como é feita a drenagem linfática?

Há dois métodos diferentes para a realização da drenagem linfática, o manual e o mecânico. O cirurgião que fará sua plástica deverá auxiliar você e dizer qual método é o mais indicado no seu caso, portanto, fique atento. No método manual são feitos alguns movimentos e pressão com as mãos. Ele é ótimo para a redução de edemas no pós-operatório de uma cirurgia plástica, como por exemplo a abdominoplastia. Já no método mecânico, a drenagem é feita por aparelhos que são ligados a um sistema de computador. Estes aparelhos são colocados no paciente e inflam e desinflam.

Devemos lembrar também que a drenagem linfática não é indicada para todos os pacientes. Pessoas que possuem alguns problemas como trombose, câncer e bronquite asmática de nível médio e grave não devem realizar o procedimento sem antes fazer uma avaliação médica.

Gostou de saber mais sobre o processo da drenagem linfática? Então quando realizar a sua cirurgia plástica conte com um massoterapeuta qualificado para realizar suas sessões de drenagem linfática, assim seus resultados certamente serão bem sucedido.

Se você deseja se submeter a algum procedimento cirúrgico, procure pelo Dr. Daniel Borges, ele pode te ajudar a tirar todas essas dúvidas relativas a vários tipos de cirurgia plástica. Basta ligar para o número 3646-2330, ou mandar um e-mail para contato@drdanielborgesplastica.com.br.

Caso queira se informar ainda mais, basta acessa o site e baixar gratuitamente os E-books que o Dr. Daniel disponibilizou para você. Não fique na dúvida e faça agora o procedimento dos seus sonhos.

 

 

Related Post

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Converse comigo