Alexa
CONTATO: (31) 3586-2246 | WHATSAPP: (31) 99960.8282
Dr Daniel Borges

História do outubro rosa e a importância da prevenção

Por: | 17 de outubro de 2016

Todos os anos, mais precisamente no mês de outubro, o mundo se torna mais “cor de rosa”. Há quem use lacinhos nas camisetas, há quem troque a foto do perfil do Facebook. Eu, como cirurgião plástico, acredito que todas as formas de conscientização sobre essa  importante causa são válidas.

E você, conhece a história do Outubro Rosa? Esse movimento de luta conta o câncer de mama começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente à doença, endossando também sobre a importância de realizar a mamografia. E tudo isso se intensificava quando chegava o mês de outubro.

Após a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama no país. Porém, esta importante ação se espalhou pelo mundo, inclusive se tornando muito forte aqui no Brasil.

Mausoléu do Soldado Constitucionalista

Conhecido também como Obelisco do Ibirapuera, este monumento foi a primeira e principal representação do Outubro Rosa aqui no país, quando no dia 2 de outubro de 2002, o monumento ficou iluminado de rosa. Um grupo de mulheres, que apoiava a causa da luta contra o câncer de mama, teve a iniciativa com o apoio de uma empresa de cosméticos para realizar a ação.

Depois disso, diversos monumentos e institutos passaram a fazer a mesma homenagem, sempre com o objetivo de alertar para a prevenção do câncer de mama.

Muitas cidades se enfeitavam com os laços na cor rosa, principalmente nos locais públicos e, assim, até hoje este mês é lembrado com muito entusiasmos pela mídia, instituições e cidadãos em geral.

Todas ações eram, e são até hoje, direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, pois sabemos que a melhor forma é prevenir. É fundamental estarmos sempre atentos aos sinais do corpo, fazer o autoexame e procurar o médico em caso de dúvidas.

Uma causa nobre

Vejo o Outubro Rosa não somente como uma forma de engajar as mulheres a respeito da prevenção, seja através do autoexame ou da realização de consultas médicas periódicas. Mas também como uma boa iniciativa de empoderamento feminino, que é essencial dentro desse universo complexo, e que merece toda atenção e cuidado.

De fato, a luta contra o câncer de mama representa uma força, uma batalha encarada por todas as mulheres, cujo o cotidiano sempre foi muito rígido e exigente. Imagine ter que se desdobrar em diversas tarefas, ser mãe, cuidar da casa e da profissão, e ainda ter esses cuidados e atenção com a saúde? Não é simples!

Por isso, causas como o Outubro Rosa sempre são bem-vindas, porque nos fazem refletir sobre a importância de olhar para nós mesmos, sempre promovendo o autocuidado.

A importância da cirurgia plástica no resgate da autoestima feminina

Sabemos o quanto pode ser doloroso o diagnóstico de câncer de mama. Ele representa uma luta diária que se instala na vida da paciente a partir desse momento.

Quando a doença é identificada com tempo hábil, é possível curá-la através de tratamentos de quimioterapia e radioterapia. A saúde dessas pacientes se torna mais frágil e elas precisam aprender a lidar com os incômodos e medos decorrentes do tratamento.

Muitas vezes, elas se sentem com a autoestima abalada quando, infelizmente, uma das mamas necessita ser retirada para poder combater à doença. É nesse momento que cirurgia plástica vem colaborar, possibilitando a reconstrução mamária e resgatando a autoestima de muitas mulheres que pode se abalar devido a perda da mama e também a outros efeitos colaterais do tratamento como a perda de cabelo e o ganho de peso.

Mas sempre gosto de dizer a minhas pacientes que a evolução da medicina possibilita que muitos desses pequenos obstáculos sejam superados e o que realmente importa é cuidar da saúde.

Tem outras dúvidas sobre reconstrução mamária, prótese de silicone ou qualquer outro tipo de cirurgia plástica? Agende agora uma consulta, ou entre em contato com a nossa equipe.

Nosso telefone é o (31) 3646-2330, ou se preferir envie um whatsaap (31) 9960.8282. Estamos localizados na Av. do Contorno, 4747, LifeCenter, Sala 1113 – 30110-090 – Belo Horizonte.

 

Related Post