BLOG

Insolação: como evitar?

By: | Tags: , , , , , | Comments: 0 | outubro 23rd, 2017

Com certeza você já ouviu falar sobre insolação e exposição prolongada ao sol. A insolação pode ser provocada pela exposição prolongada a temperaturas elevadas e também pela prática de atividades físicas intensas em clima muito quente.

Você pode obter uma insolação quando a temperatura do seu corpo atinge um grau elevado ou superior ao normal, fazendo com que o organismo gaste mais água. Alta umidade, certos problemas de saúde e alguns medicamentos aumentam o risco de insolação no corpo do ser humano. Quando seu corpo superaquece, você pode desenvolver dores musculares fortes e contrações. Se você não ‘’esfriar‘’ o organismo o quadro pode evoluir para sintomas de exaustão causados pelo calor, como a transpiração intensa, náuseas, tontura e sensações de fraqueza e desmaio.

Porque a insolação ocorre exatamente?

A insolação ocorre, principalmente, se a temperatura interna do corpo continua a aumentar. Neste ponto, é necessário um tratamento de emergência. Em um período de horas, a insolação não tratada pode causar danos ao seu cérebro, coração, rins e músculos. Estas lesões podem piorar na medida em que o tratamento for adiado, aumentando o risco de complicações graves e sequelas causadas pelo quadro do paciente.

Se proteja da insolação

A insolação é previsível e evitável, pois o corpo nos avisa quando ela está por vir. Siga estes passos para evitar a insolação durante o tempo quente do verão:

  • Use protetor solar e roupas leves. Vestir roupas que se encaixam bem vai permitir que o seu corpo esfrie corretamente.
  • Use roupas de cor clara, se você estiver no sol. Roupa escura absorve o calor. Roupas de cor clara podem ajudar a mantê-lo fresco, refletindo os raios do sol.
  • Beba muitos líquidos. Manter-se hidratado vai ajudar o seu corpo a manter uma temperatura corporal normal.
  • Tome precauções extras com certos medicamentos. Esteja atento para os problemas relacionados com o calor. Não tome medicamentos que podem afetar a capacidade do seu corpo em manter-se hidratado e dissipar o calor.
  • Acalme-se durante as partes mais quentes do dia. Se você não pode evitar atividades extenuantes em clima quente, siga as mesmas precauções e descanse com frequência em um local fresco. Tente agendar os exercícios ou trabalho físico para as horas mais frescas do dia, como de manhã cedo ou à noite. Fazer pausas e reabastecer seus fluidos durante esse tempo vai ajudar o seu corpo a regular sua temperatura.
  • Limite a quantidade de tempo que você gasta trabalhando ou praticando exercícios no calor até que você esteja condicionado a ele. As pessoas que não estão acostumadas a climas quentes são especialmente suscetíveis a doenças relacionadas ao calor, incluindo insolação.
  • Tome cuidado se você está em maior risco. Se você tomar medicamentos ou ter uma condição física que aumenta o risco de problemas relacionados ao calor, evite o calor e tome medidas rapidamente se você notar sintomas de superaquecimento. Se você participar de um evento esportivo ou atividade extenuante em clima quente, certifique-se de que haja serviços médicos no evento, caso surja uma emergência por conta do calor.

É Importante estar sempre hidratado(a), principalmente no verão, pois isso pode deixar o organismo mais fortalecido e resistente quanto à insolação. Usar sempre protetor solar, de preferência indicado por um(a) dermatologista e evitar exposição solar excessiva nos períodos do fim da manhã e do início da tarde. Com essas dicas a insolação fica longe e você pode curtir o verão da melhor forma possível.

Cuidar do seu corpo é algo muito importante para obter uma qualidade de vida melhor. Algo está te incomodando? Marque agora mesmo uma consulta de avaliação conosco e venha ver o que pode ser feito. Faremos de tudo para que o seu corpo fique da maneira que você sempre sonhou. Basta ligar para o número (31) 3646-2300 ou enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp (31) 99960-8282. Não perca tempo e venha ser mais feliz com o seu corpo agora mesmo.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Quero agendar minha consulta