Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Lipoaspiração: Saiba tudo sobre uma das cirurgias mais procuradas do Brasil

Por: | 13 de junho de 2016

O sonho de ter uma barriga lisinha e livre da gordura localizada faz parte da vida de grande parte das mulheres. Ainda bem que, com o avanço da medicina, esse desejo ficou mais fácil de ser alcançado e um dos métodos mais eficazes é a lipoaspiração.

Engana-se quem pensa que a lipoaspiração é um procedimento procurado apenas por mulheres. Apesar delas ainda serem a maioria, muitos homens estão buscando cuidar da sua aparência e ficar bem consigo mesmo, o que é extremamente benéfico.

O que é? Como é feita? Para quem é indicada?

Indicada para homens e mulheres que desejam eliminar as gorduras localizadas, a lipoaspiração também auxilia na definição da silhueta corporal, tendo em vista que as mulheres, por exemplo, costumam ter tendência de apresentar gordura localizada no quadril e culote. E esse é exatamente o diferencial da lipoaspiração: poder ajudar pacientes a eliminar gordura não somente da barriga, como também em outras partes do corpo, inclusive costas, coxas, quadril, glúteos, braços, entre outros.

Antes da cirurgia, é preciso fazer jejum absoluto de oito horas. A duração do procedimento, o tempo de internação e a escolha do tipo de anestesia dependem das quantidades de áreas do seu corpo a serem tratadas pela lipoaspiração e isso só pode ser previsto na consulta com o cirurgião plástico e com o médico anestesista.

Como é feita a lipoaspiração?

Uma das técnicas mais utilizadas é a tumescente, onde é realizada uma infiltração prévia contendo anestésicos e vasoconstritores para facilitar a remoção da gordura.  Isso auxilia na diminuição do sangramento durante a cirurgia, além de amenizar as dores no pós-operatório.

Em seguida, são realizadas pequenas incisões em locais estratégicos do corpo, onde é inserida uma cânula fina que, conectada a uma seringa ou aparelho de sucção, aspira o excesso de gordura.

Entenda o perfil dos pacientes

A lipoaspiração proporciona um resultado muito mais positivo para pessoas que estão no seu peso normal, ou até mesmo um pouco acima do peso, mas que não apresentam flacidez na pele.

Se você é magra, por exemplo, mas tem um pouquinho de barriga e nem com exercícios físicos tem conseguido eliminá-la, a lipoaspiração se encaixa perfeitamente no seu perfil. Além do bom resultado no combate ao acúmulo de gordura, a lipoaspiração poderá beneficiar outras partes do seu corpo que apresentam gordura localizada. O resultado será uma silhueta muito mais esbelta e livre das gordurinhas tão indesejadas.

Lipoaspiração não é para emagrecer

É extremamente importante deixar claro que a lipoaspiração não é um procedimento para quem quer emagrecer, pois muitas pessoas imaginam que a cirurgia de lipoaspiração auxilia no emagrecimento, mas isso não é verdade. Mesmo que a retirada de gordura localizada possa gerar uma perda de medidas e de alguns quilinhos, em hipótese alguma podemos afirmar que a lipo é indicada para problemas de obesidade ou excesso de peso.

O grande objetivo da lipoaspiração é realçar o contorno do seu corpo e deixar a silhueta mais esguia.

Quais são os passos que a paciente deve dar para realizar a cirurgia?

Para quem já está decidida a realizar o procedimento, o primeiro caminho é buscar um profissional respeitável e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica,  para que a sua cirurgia seja realizada de forma segura e eficaz.

Depois que você encontrou seu cirurgião plástico de confiança, durante a consulta ele irá fazer uma avaliação completa e pedirá alguns exames que são fundamentais e muito importantes para certificar que você está apta para realizar o procedimento.

Além dos exames laboratoriais, será realizada uma avaliação física completa. Durante a consulta, procure tirar todas as suas dúvidas sobre a cirurgia e para não se esquecer de nenhuma pergunta, criamos um checklist e um eBook que poderão te ajudar a se preparar para o momento da consulta.

Para um bom resultado da lipoaspiração, é primordial que você esteja bem de saúde e que não esconda nada do seu médico, inclusive sobre o uso de medicamentos e possíveis problemas no passado.

Como é o pós-operatório?

Após a cirurgia, a paciente pode sentir algum desconforto ou dores que podem ser resolvidas com a administração de analgésicos. Procure sempre tomar as medicações prescritas pelo seu médico nos horários indicados.

É bastante comum aparecer manchas roxas e também inchaço que desaparecem em alguns dias. Inclusive, é fundamental fazer uma drenagem linfática para eliminar os líquidos no corpo, após a cirurgia. A recomendação também da cinta modeladora é essencial para proteger a região, e auxiliar na acomodação da pele, fazendo com que ela se firme em seu novo contorno.

Quais os cuidados ter para manter os resultados da lipoaspiração?

Para manter os resultados da cirurgia de lipoaspiração, é importante que você se atente a alguns cuidados necessários. Cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos é essencial para que o resultado da sua lipo continue perdurando ao longo dos anos. Todavia, aliar essas práticas saudáveis com algumas sessões de massagem, modeladora e drenagem linfática certamente irá auxiliar nos resultados, deixando o seu corpo sempre bem cuidado. Mas certamente com a manutenção adequada, o seu corpo continuará livre de gordura localizada.

Ficou interessada? Não perca mais tempo e agenda agora sua consulta Contato: (31) 3646-2330 | Whatsapp:  (31) 9960.8282. O endereço é: Av. do Contorno, 4747, LifeCenter, Sala 1113 – 30110-090 – Belo Horizonte. Será um prazer te receber.

Converse comigo