Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Orelhas em abano nunca mais!

Por: | 19 de fevereiro de 2018

Depois de tantos anos atuando como cirurgião plástico, poderia dizer que a cirurgia que mais contribuiu para o fortalecimento da autoestima, principalmente de crianças e adolescentes, é a otoplastia.

E digo isso porque quem sofre do problema de orelhas de abano e está na fase escolar, ou quem até mesmo já passou por ela, sabe bem o sofrimento gerado pelo terrível bullying.

A otoplastia é o método cirúrgico utilizado corrigir o tamanho e posição das orelhas. A deformidade na curvatura das orelhas é também conhecida popularmente como orelhas de abano, e essa condição deixa as orelhas um pouco afastadas, gerando muitos transtornos para algumas pessoas, principalmente para crianças em fase escolar.

Preocupação dos pais em relação aos seus filhos

Eu mesmo já atendi diversos pais preocupados com seus filhos que sofrem de bullying na escola devido ao problema de orelhas de abano. Mesmo em crianças a partir dos 7 anos, o procedimento de otoplastia pode ser indicado, depois da avaliação médica, auxiliando assim para que a criança corrija a deformidade e possa ter uma vida mais saudável e tranquila.

Se o seu filho anda passando por essa situação bastante incomoda, o primeiro passo é procurar agendar uma consulta médica para poder conversar com o cirurgião. Será realizada também uma avaliação completa para, assim, indicar o procedimento.

É importante ressaltar que, mesmo em adultos, a cirurgia de otoplastia tem um excelente resultado, corrigindo as chamadas “orelhas em abano”.

Essa particularidade na curvatura das orelhas é normalmente hereditária, e se caracteriza pelo ângulo maior do que o normal entre a orelha e o crânio. Por ter impacto tão profundo na autoestima, é um dos procedimentos cirúrgicos mais procurados, sendo que os resultados são bastante satisfatórios.

Pré-operatório

No pré-operatório, é necessário fazer os exames de rotina, como sangue, hemograma completo, coagulação, eletrocardiograma, fezes e urina.

Durante a consulta, no caso dos adultos, o cirurgião plástico irá perguntar sobre o uso de medicamentos, drogas, cigarro e bebida alcoólica e, para não comprometer sua saúde, é importante que você responda tudo com bastante sinceridade.

Você precisa lavar o cabelo na véspera da cirurgia e, se o procedimento for realizado sob anestesia geral, fazer jejum de oito a doze horas. Mas tudo isso será orientado com seu médico.

O procedimento consiste em esculpir e modelar a cartilagem da orelha para que fique na posição correta. Trata-se de uma cirurgia considerada simples, deixando apenas uma pequena cicatriz praticamente imperceptível atrás da orelha, que inclusive pode ser facilmente escondida pelo cabelo. A recuperação se dá em torno de três meses.

Apesar de ser uma parte do corpo humano que não para de crescer, as orelhas atingem seu tamanho médio e formato definitivo entre os cinco e sete anos de idade. Por este motivo, a otoplastia pode ser realizada até mesmo em crianças, a partir dessa faixa etária.

Todavia, mesmo tratando-se de um procedimento simples, é fundamental que você procure um profissional capacitado, experiente e que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Quem é morador de BH, pode contar a clínica LifeCenter e, para saber mais sobre o procedimento de correção de orelhas em abano, visite nosso site.

Quer esclarecer outras dúvidas sobre otoplastia? Entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

Nosso telefone é o (31) 3646-2330, ou se preferir envie um WhatsApp (31) 9960.8282. Estamos localizados na Av. do Contorno, 4747, LifeCenter, Sala 1113 – 30110-090 – Belo Horizonte.

 

 

Related Post

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Converse comigo