Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Pós-operatório da Cirurgia plástica

Por: | 19 de setembro de 2016

Cada vez mais as pessoas estão se dando uma oportunidade de se sentirem bem consigo mesmas, seja através de pequenos cuidados no dia a dia, um procedimento estético ou a realização de uma cirurgia plástica.

Antes, falar em procedimento cirúrgico visando melhorar pequenas imperfeições era visto como algo inalcançável, onde somente as pessoas com maior poder aquisitivo conseguiam ter acesso.

Porém, estamos vivendo uma nova realidade dentro da área de cirurgia plástica e, ainda bem, ela se tornou acessível e fácil para muitos. E, claro, todos que pensam ou vão passar por um procedimento estético querem ter bons resultados, não é mesmo. Mas onde será que está o segredo da satisfação com a cirurgia plástica?

Atenção na escolha do médico também é fundamental

O mais importante quando se decide fazer uma cirurgia plástica é buscar um profissional experiente, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, garantindo assim uma cirurgia mais segura e com resultados positivos.

Mas é importante ressaltar que o pós-operatório é outro item essencial dentro desse processo. Além de avaliar o profissional que irá realizar a cirurgia, os cuidados do paciente depois do procedimento são importantes para determinar a satisfação com a cirurgia plástica. Isso porque, inclusive, em alguns procedimentos só é possível ver o resultado definitivo dentro de alguns meses ou até mesmo anos.

Nessa etapa, cabe ao paciente seguir fielmente as recomendações do cirurgião plástico para não comprometer os resultados da cirurgia.

Cuidados no pós-operatório

Cada cirurgia plástica tem determinados tipos de cuidados especiais que o paciente precisa seguir e tudo é orientado pelo profissional. Na mamoplastia redutora, por exemplo, o cirurgião explica à paciente que além do repouso, deve evitar os exercícios físicos mais complexos e de alta intensidade para não prejudicar os seios nesse momento mais delicado do pós-operatório.

Geralmente, em todos os tipos de cirurgia plástica dos seios, como implante de silicone e mastopexia, a paciente também deve utilizar um sutiã especial pós-cirúrgico para proteger as mamas e dar sustentação, assim também como deve evitar dirigir, fazer movimentos bruscos com os braços e carregar peso.

Já quem realiza uma gluteoplastia será orientada para evitar sentar nos primeiros dias e procurar dormir de bruços. No caso da cirurgia de lipoaspiração, uma das mais procuradas em consultórios médicos, além do repouso e atenção à troca de curativos, alguns pacientes podem ser orientadas a fazer sessões de drenagem linfática para retirar o excesso de líquido e diminuir o inchaço.

Como podemos observar, cada cirurgia plástica tem as suas particularidades e cuidados especiais que devem ser seguidos no pós-operatório.

Porém, alguns cuidados gerais são orientados em todas as cirurgias, confira:

  • Fazer e respeitar o repouso necessário prescrito pelo médico
  • Respeitar o prazo para retorno às atividades
  • Seguir a dieta e recomendações a respeito da alimentação
  • Se atentar à troca de curativos necessários
  • Ter atenção ao horário das medicações para não perder os prazos
  • Evitar a exposição solar
  • Evitar o uso de álcool e cigarro antes da cirurgia e no pós-operatório
  • Evitar o uso de anticoagulantes
  • Evitar ambientes muito quentes devido ao risco de sangramento
  • Fazer sessões de drenagem linfática (depende de tipo de cirurgia e orientação médica)
  • Fazer uso da cinta modeladora (lipoaspiração e abdominoplastia)
  • Fazer uso do sutiã pós-cirúrgico (cirurgia das mamas)

Viu, como os cuidados no pós-operatório da cirurgia plástica são essenciais para o resultado positivo? Quer esclarecer outras dúvidas? Agende agora uma consulta e veja como pode ser possível realizar esse sonho.

Nosso telefone é o (31) 3646-2330, ou se preferir envie um whatsaap (31) 9960.8282. Estamos localizados na Av. do Contorno, 4747, LifeCenter, Sala 1113 – 30110-090 – Belo Horizonte.

 

Converse comigo