BLOG

Potencialize os resultados da cirurgia plástica com atividades físicas

By: | Tags: | Comments: 0 | abril 25th, 2014

Um dos aspectos mais importantes da recuperação de um paciente após uma cirurgia plástica está em retomar suas rotinas de exercícios físicos de forma segura e em tempo oportuno, de modo a não comprometer os seus resultados. Com isso, eles não só se sentem melhor fisicamente e mentalmente, mas se recuperam de certos procedimentos de contorno corporal e melhoraram consideravelmente os seus resultados.

Cada paciente deve ter um regime diferente de exercícios após cirurgia plástica, personalizado para o seu nível de condicionamento físico e saúde em geral. As informações abaixo esclarecerão melhor:

Os primeiros dias após a cirurgia

Uma vez que grande parte dos procedimentos é realizada sob anestesia geral, os pacientes não devem ser excessivamente ativos durante as primeiras 48 horas após a cirurgia. Imediatamente após a cirurgia, não é incomum sentir os efeitos remanescentes da anestesia que os faz sentir muito grogue. O ideal é ir para a casa e descansar, mas não mais que 2 horas. Os pacientes precisam se levantar, comer e beber alguma coisa e andar um pouco para se livrar do sentimento de anestesia sonolento.

As primeiras semanas após a cirurgia plástica

Durante as duas primeiras semanas após a cirurgia plástica, os pacientes podem aumentar gradualmente o seu nível de atividade, quando começarem a sentir sua energia voltar. Dependendo do tipo de cirurgia e a duração da anestesia, pode demorar entre 1 a 2 semanas para o paciente voltar aos seus níveis normais de energia. O indicado é praticar atividades leves, como caminhar pelo bairro ou em uma esteira muito lenta.

Exercícios após prótese de mama

A principal preocupação após uma mamoplastia de aumento é o uso excessivo dos músculos peitorais. Uma vez que a grande maioria dos implantes mamários é colocada sob o músculo peitoral maior, o músculo tem que se curar da cirurgia plástica antes de ser estressado com treinamento de resistência. Portanto, durante as quatro primeiras semanas após a cirurgia, é recomendável que as pacientes evitem o uso excessivo de seus músculos peitorais. Normalmente, isso significa não levantar mais do que 5 quilos, não puxar ou empurrar algum objeto, como portas de carro, e não usar bolsas pesadas.

Exercícios após lipoaspiração

As duas primeiras semanas após a lipoaspiração são como em qualquer outro procedimento. Na terceira semana, no entanto, os pacientes podem começar a caminhar ou andar de bicicleta em local plano e bem devagar. Claro que a quantidade de exercício que pode ser feita em quatro semanas depende da lipoaspiração e quantas áreas do corpo foram tratadas.

Exercícios depois da abdominoplastia

O período de recuperação após uma abdominoplastia é mais longo do que o da lipoaspiração, por exemplo. Durante uma abdominoplastia, o cirurgião costuma reparar a separação dos músculos reto abdominal. Sendo assim, para os músculos se realinharem é preciso mais tempo para curar antes de qualquer atividade. O recomendável é esperar quatro semanas antes de começar os exercícios leves. Quando os pacientes finalmente começarem estes exercícios em quatro semanas, eles podem avançar bem devagar.

Exercícios após rejuvenescimento facial (facelift, pálpebras)

Depois de um procedimento de rejuvenescimento facial, é aconselhável abster-se de qualquer atividade que aumenta a frequência cardíaca e/ou pressão arterial, pelo menos, por quatro semanas. Isto é devido ao fato de que esses procedimentos envolvem a operação sob a pele do rosto, pálpebras ou testa, onde existem centenas de pequenos vasos sanguíneos que podem facilmente sangrar após a cirurgia, com apenas um ligeiro aumento da pressão arterial.

Após as primeiras quatro semanas, a maioria dos pacientes podem retomar caminhadas a pé ou andar de bicicleta.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Quero agendar minha consulta