BLOG

Regras de cuidado com a pele após a lipoaspiração

By: | Tags: | Comments: 0 | novembro 27th, 2013

Uma vez que a lipoaspiração tiver sido concluída, a recuperação já deve se iniciar. Antes de ir para casa e começar os tratamentos prescritos pelo cirurgião, você fica algumas horas em uma sala de recuperação na clínica, sendo observada por um período de algumas horas. Depois disso, a maioria das pacientes recebe alta no mesmo dia da cirurgia.

Após a lipoaspiração, você precisa estar preparada para seguir as instruções dos cuidados posteriores do médico. Não fazer isso pode acabar levando a resultados insatisfatórios, e isso não é algo que você quer. Todos os cuidados servem para ajudar a prevenir a flacidez e os danos na área. O cirurgião é quem irá dizer sobre quanto tempo será preciso manter a região operada sob esses cuidados especiais.

Massagem relaxante após lipoaspiração

O seu ritual de cuidados com a pele começa no momento em que você retorna para a casa.  Normalmente, após a lipoaspiração, a pele fica seca e um pouco irritada, devido ao processo de cicatrização e do vestuário fortemente vinculado. Para não machucar a área operada e não danificar a pele, você vai precisar massagear essas partes do corpo várias vezes ao dia. Não basta acariciar suavemente a pele, é necessário fazer uma massagem mais profunda.

Mesmo que a área ainda não esteja curada, a massagem não vai doer, porque a região ainda ficará anestesiada durante algumas semanas após o procedimento. Portanto, fazer massagens ajuda a trazer de volta, lentamente, a sensibilidade e, ao mesmo tempo, promove a boa circulação. A massagem também pode prevenir eventuais rugas, que às vezes ocorrem na pele após a lipoaspiração.

Qual hidratante usar?

Para higienizar a área da lipo, você deve escolher sabonetes líquidos hipoalergênicos de pH neutro, que sejam, de preferência, sem corante e sem perfume. A água também deve ser morna, para ajudar na remoção de impurezas. Algumas formulações de ingredientes indicadas são: a camomila e o pantenol, que acalmam e relaxam a pele.

Após aplicar o produto, você precisa enxaguar bem a região e enxugar. Depois, aplique uma loção hidratante bem fluida, espalhando pela área em movimentos bem suaves, porém intensos. O hidratante pode ser o de efeito tensor, que auxilia na tonificação da pele e melhora a regeneração. O ideal é que produto hidratante contenha ingredientes como hidroxiprolina, vitaminas (B5 e E) e ceramidas, que são muito eficientes na recuperação do tecido cutâneo.

Dicas

Seja muito vigilante com a proteção do sol. Nos primeiros dias depois da lipoaspiração, o indicado é evitar qualquer tipo de luz solar. Depois de algumas semanas, quando você já puder aproveitar o sol, opte por protetores solares de fator 30 ou 40. Os que possuem FPS maior tendem a bloquear os poros, por isso, o melhor é você ficar longe deles.

Hidratar, hidratar e hidratar. Se você realizou uma lipoaspiração, beba de seis a oito copos de água por dia, para ajudar a rejuvenescer a pele de dentro para fora e lavar as toxinas do seu organismo.

Dr. Daniel Borges Matias
Cirurgião Plástico em Belo Horizonte

Quer saber onde atendo? Clique aqui.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Quero agendar minha consulta