Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Rinoplastia, saiba como essa cirurgia pode auxiliar na harmonia do seu rosto

Por: | 1 de agosto de 2016

Para um rosto harmônico são necessários alguns componentes fundamentais, como sorriso, olhos, boca e nariz. Aliás, esse último sempre é motivo de preocupação por grande parte das pessoas. É como se ninguém estivesse satisfeito com o seu nariz, que é parte fundamental na composição e equilíbrio do nosso rosto.

O nosso nariz é uma das partes de nosso corpo que mais chamam a atenção, principalmente por se localizar no centro da face. Tanto é verdade que, na escola, ainda quando somos crianças e adolescentes, não é difícil encontrar algum colega que tenha sofrido de bullying, por ter o nariz torto, grande ou pequeno demais. Parece que tudo é motivo para se ganhar um novo apelido.

Infelizmente, algumas pessoas lidam melhor com essas questões de estética, mas para algumas, essas alterações no nariz, ou até mesmo em outra parte do corpo podem causar um impacto muito negativo na autoestima.

Hoje, a medicina aliada à cirurgia plástica avançou muito e consegue ajudar milhares de pessoas a resolverem pequenas imperfeições. No caso do nariz, temos a cirurgia de Rinoplastia.

De acordo com dados International Society of Aesthetic Plastic Surgery, a Rinoplastia é a 5ª cirurgia mais realizada no mundo. Isso mostra bastante o quanto as pessoas estão insatisfeitas com seu nariz.

Rinoplastia: O que é? Como é feita? Para quem é indicada?  

A Rinoplastia é a uma cirurgia plástica que tem como o objetivo chegar o mais próximo possível da harmonia do rosto, tratando as alterações estéticas e funcionais do nariz.

As alterações nasais, assim com as características do nariz, seja ele grande, pequeno ou com maior projeção na ponta ocorrem geralmente por questões ligadas à genética, mas há também casos pós-traumáticos.

A Rinoplastia atua com distintas possibilidades, como aumentar ou diminuir o nariz, assim como afinar ou dar projeção à ponta. Essa cirurgia também é eficaz para casos onde o osso do nariz se torna um pouco maior, causando certo incômodo.

Compreendendo a anatomia do nariz

A pele do nariz é sustentada internamente por estruturas ósseas e cartilaginosas. O chamado osso nasal fica localizado na parte superior, na parte média fica a cartilagem septal junto com a expansão lateral. E é na cirurgia de Rinoplastia que ocorre a remodelação das estruturas ósseas e cartilaginosas, através de reduções, mudanças na forma, ou aumento de suas estruturas.

O mais importante da Rinoplastia é que, além da questão estética, a cirurgia também pode corrigir alterações e ajudar pacientes que tem dificuldades de respirar, por exemplo. Por isso é importante procurar um especialista para que cada caso seja avaliado de forma individual.

Indicação da cirurgia de Rinoplastia – quem pode fazer?

Em relação à faixa etária, a Rinoplastia só pode ser realizada em pacientes com mais de 16 anos. Mas qualquer pessoa que se sentir incomodada com o formato do seu nariz pode fazer a cirurgia.

É importante ressaltar que, quando um cirurgião plástico faz a avaliação individual de cada paciente, ele considera e respeita durante o procedimento as características individuais de cada pessoa.

Consulta e exames pré-operatórios

rinoplastia

Durante a consulta, o especialista irá fazer uma avaliação bem detalhada do seu caso, além de perguntas sobre sua saúde e estilo de vida. É importante que você responda tudo com muita clareza e não deixe de contar nada ao seu médico.

Em seguida, o médico irá pedir os exames laboratoriais completos, como exame de sangue, urina, raio X da face, entre outros.

Se você toma algum remédio contínuo, não deixe de dizer ao seu médico, pois dias antes da cirurgia alguns deles devem ser suspensos, como é o caso dos anti-coagulantes.

Quais são os passos que a paciente deve dar para realizar a cirurgia

Bem, depois que você decidiu e tem interesse em fazer a Rinoplastia, deve primeiramente procurar um médico de sua confiança, passar pela consulta, fazer os exames laboratoriais e se preparar para o dia da cirurgia.

É necessário fazer jejum absoluto de oito horas, antes do procedimento. A duração da cirurgia, assim como o tipo da anestesia serão informados pelo especialista.

Como é o pós-operatório?

Você poderá retornar às atividades normais dentro de alguns dias, e deverá tomar alguns cuidados, como evitar exposição ao sol e atividades esportivas nos dias seguintes. É importante que você faça repouso, até porque a região do nariz deverá apresentar inchaço e roxos que vão diminuindo ao longo das semanas seguintes.

Fique atento com a troca de curativos e respeite os horários de administração dos remédios orientados pelo seu médico. É preciso ter um pouco de paciência no pós-operatório, porque o resultado final só é possível notar entre seis meses a um ano depois da realização da Rinoplastia.

Que tal marcar uma consulta para esclarecer outras dúvidas sobre a Rinoplastia? Entre em contato com a equipe do Drº Daniel Borges no telefone (31) 3646-2330.

Capa-Facebook

Converse comigo