Alexa
CONTATO: (31) 3586-2246 | WHATSAPP: (31) 99960.8282
Dr Daniel Borges

Quando o ronco é causado por um desvio de septo

Por: | 10 de janeiro de 2014

desvio-septo-roncoO ronco é um ruído provocado pela obstrução parcial das vias aéreas superiores, que costuma ser a passagem nasal ou na garganta. Se as vias aéreas tornam-se totalmente obstruídas, elas podem levar a uma doença chamada apneia do sono. O ronco é muito comum, e há muitas causas possíveis para ele. Uma possível causa é um desvio de septo.

O ideal é que as vias aéreas sejam completamente claras e que o ar entre e saia sem interrupções. Infelizmente, às vezes, essa passagem torna-se parcialmente bloqueada. Isto pode ser devido ao alargamento das amígdalas ou adenóides, ao congestionamento no nariz, ao excesso de peso – que leva a uma passagem estreita no nariz – ou mesmo a uma mudança no septo nasal.

 

O que é septo nasal?

O nariz possui um tecido feito de cartilagem que separa a passagem nasal esquerda e direita. Se você colocar um dedo em sua narina, você pode sentir esse tecido, que é chamado de septo nasal, no meio do nariz. Infelizmente, por vezes, este tecido pode ser deslocado para um lado ou para o outro. Estima-se que cerca de 80% das pessoas têm um pequeno desvio de septo. Isto pode ocorrer como resultado de um trauma, tal como um nariz quebrado. Mas ter um septo desviado também pode ser uma influência genética. Esta mudança pode causar obstrução parcial de uma das passagens nasais, o que provoca dificuldades de respiração.

Alguns dos sintomas comuns associados com um septo desviado incluem:

  • A obstrução de uma ou ambas as narinas
  • Congestão nasal
  • Sinusites frequentes
  • Ronco

 

Pequenos desvios do septo nasal podem levar a alguns sintomas que não necessariamente precisam de tratamento. No entanto, problemas significativos com a respiração precisam de tratamentos, como a cirurgia de septo (septoplastia), que envolve a deslocação do septo nasal de volta para a linha média para abrir as vias em cada um dos lados. Esse procedimento pode curar as dificuldades respiratórias, incluindo o ronco.

Se você está preocupado com o seu desvio de septo, é importante visitar um médico cirurgião. Depois de um exame cuidadoso de suas passagens nasais, ele irá determinar se você precisará da cirurgia e quais as medidas necessárias para que o procedimento seja realizado.

 

Você sabia que em determinados casos, a cirurgia de problemas respiratórios e de imperfeições estéticas podem ser feitas simultaneamente pelo cirurgião plástico?

Todas as informações sobre a Rinoplastia você encontra aqui.

 

Dr. Daniel Borges – Cirurgia Plástica Especializada – Belo Horizonte/MG.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.