Alexa
CONTATO: (31)3646.2330 | WHATSAPP: (31) 9960.8282
Dr Daniel Borges Plástica

Redução de mama na adolescência

Por: | 11 de dezembro de 2017

A vaidade da mulher se inicia ainda quando ela é menina, se intensificando mais no período da adolescência. Costumo atender algumas jovens em meu consultório e noto que este sentimento aumenta ainda mais junto com as mudanças naturais e o desenvolvimento do corpo. Neste artigo, quero abordar a questão da redução de mama na adolescência.

Toda essa questão com o corpo traz preocupação e dúvidas sobre como lidar com a autoestima nesta fase delicada da mulher. Elas passam a se olhar no espelho frequentemente, analisam os cabelos, o tamanho da cintura e do “bumbum”, reparam nos seios… E não tem jeito: sempre chegam a conclusão que algo poderia melhorar.

Para algumas mulheres, um seio farto é sinônimo de beleza e sensualidade, já para outras, os seios muito grandes pode causar um grande incômodo e até causar problemas a saúde, como dor nas costas, por exemplo. Caso os seios sejam muito volumosos e desproporcionais ao tamanho e peso, eles podem atrapalhar nas atividades cotidianas, geralmente muito desconforto para as adolescentes, além da possibilidade do bullying na fase escolar.

Redução de mama na adolescência: quando fazer?

Esta é uma decisão que deve ser muito bem refletida e conversada em conjunto com o cirurgião plástico, a adolescente e os pais? Somente um médico especialista de confiança pode abordar o assunto, pois com certeza ele é o profissional mais apto a fazer esse tipo de orientação, além de esclarecer todas as suas dúvidas sobre a redução de mama na adolescência.

Além disso, a consulta com o profissional deixará a adolescente mais segura sobre a decisão, pois ela irá receber as orientações necessárias.

A conclusão final é mesmo da mulher. No entanto, a paciente deve explicar ao médico o porquê pretende realizar a redução de mama na adolescência, seus principais motivos, e cabe a ele fazer a avaliação da necessidade ou não do procedimento.

Há alguns motivos que levam a adolescente a fazer uma cirurgia, sendo o principal deles o desconforto. É preciso avaliar se é um incomodo passageiro ou se a queixa é particularmente uma questão estética. Algumas garotas não se sentem bem em ter os seios com volume, chegam a sentir vergonha e tentam esconder usando camisetas ou evitando ficar de biquíni.

A redução de mama na adolescência pode ser extremamente benéfica para que a jovem possa ter uma vida normal e se sentir confortável com o seu próprio corpo.

Informações relevantes a considerar

Após a consulta, e depois de ter obtido todas as informações necessárias do cirurgião, é importante saber sobre um pouco mais sobre o procedimento cirúrgico. Tire todas as suas dúvidas durante a conversa com o médico.

  • A cirurgia de redução mamária pode ser feita após dois ou três anos depois da primeira menstruação. Outro fator importante a considerar é que o desenvolvimento corporal esteja completo, e isso pode ser observado através do ciclo menstrual.
  • Existe a influência da genética familiar no tamanho dos seios, além de uma interferência hormonal e da obesidade nesse processo.
  • É necessário avaliar e definir o quanto irá reduzir no tamanho os seios, converse com o seu médico e fale sobre suas expectativas. Quando os seios são muito grandes normalmente a paciente, no consultório, costuma pedir que seja reduzido o máximo possível, mas nem sempre isso é necessário, porque também é preciso pensar no tamanho da cicatriz. Tudo isso deve ser levado em conta, pois cada caso é especifico.
  • As dores nas costas pode ser o primeiro sinal que a adolescente pode apresentar por causa de seios grandes, mas fique atento caso surjam dores frequentes na região lombar, ou no caso sinta desconforto com o uso do sutiã, por exemplo.
  • Outro fator que devemos levar em consideração é que não se deve julgar que trata-se de uma frescura por parte da adolescente, pois muitas podem se sentir mal, se sentir inferiores, gerando assim um grande descontentamento. Algumas tendem a se esconder e se afastar do convício social por conta do tamanho dos seios, e podem se sentir constrangida isso pode acarretar problemas emocionais sérios no futuro.

Tem outras dúvidas sobre redução de mama na adolescência? Entre em contato com a nossa equipe, e aproveite para agendar sua primeira consulta. Realizar o sonho da cirurgia plástica pode ser mais fácil do que imagina, acredite!

Nosso telefone é o (31) 3646-2330, ou se preferir envie um whatsaap (31) 9960.8282. Estamos localizados na Av. do Contorno, 4747, LifeCenter, Sala 1113 – 30110-090 – Belo Horizonte.

 

Related Post